Confira a programação da celebração de Corpus Christi em Guarda dos Ferreiros

Por Aécio Gonçalves 15/06/2022 - 07:28 hs

Os católicos celebram nesta quinta-feira (16/06), a solenidade denominada “Corpo de Cristo”, o Corpus Christi que celebra o ministério da Eucaristia ( o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo). Em Guarda dos Ferreiros à partir das 07:00 horas em frente o Santuário será iniciada a confecção dos tapetes. Os fiéis podem levar flores, serragem, cartazes, rendas, cobertas de lã, bordados e desenhos para enfeitar as ruas.

A Celebração da Santa Missa será às 16:00 horas no Santuário Santa Cruz seguida da procissão até a Igrejinha Sagrados Corações onde será feita a adoração ao Santíssimo Sacramento e o encerramento da cerimônia.

De acordo com informações, a celebração teve origem em 1243, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças. No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto/MG. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o Corpo de Cristo.