No mês de conscientização sobre doenças do sangue, saiba como evitar a anemia

Por Aécio Gonçalves 06/06/2018 - 14:55 hs

O Junho Laranja é o mês voltado para a conscientização das doenças do sangue, entre elas a anemia, problema que tem como principal característica a redução da quantidade de glóbulos vermelhos no organismo (responsáveis pelo oxigênio dos órgãos). A anemia tem várias causas, sendo a deficiência de ferro a principal delas.

O diretor do Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, Marcelo Lopes, ressalta que há vários tipos de anemia: 

 1) Anemia aguda: ocorre devido à perda excessiva de sangue, na maioria das vezes causada por alguma lesão grave. Tem cura.

 2) Anemia crônica: ocorre de maneira lenta e gradual, ao longo de várias semanas ou meses. Costuma ser assintomática até nas fases bem avançadas. Tem cura.

 3) Anemia hereditária: a mais comum é a anemia falciforme. A hemoglobina tem formato de discos para transportar o oxigênio pelo nosso corpo. Na anemia falciforme, o formato é de foice e se autodestrói, o que dificulta o transporte do oxigênio. Não tem cura.

O médico destaca que cerca de 90% dos casos de anemia crônica no Brasil são ocasionados pela carência de ferro no organismo. “É necessário que as pessoas se alimentem bem para que não tenham anemia. A alimentação balanceada com arroz e feijão, folhas verdes escuras, beterraba e proteína animal ajuda na prevenção da doença”, explica.

O tratamento das anemias aguda e crônica é feito principalmente por meio da dieta balanceada. Mas para prevenir a anemia não basta apenas ter uma boa alimentação. A prática de atividades físicas e hidratação diária são essenciais para ajudar a combater a doença.

Fonte e foto: Itatiaia