Saiba o que a paralisação dos caminhoneiros está afetando em Guarda dos Ferreiros e São Gotardo

Por Aécio Gonçalves 25/05/2018 - 16:45 hs

A paralisação dos caminhoneiros em todo o país, tem mudado a rotina de muitas pessoas. Nesta sexta-feira (25/05) o governo autorizou a Força Nacional de Segurança a liberar as estradas. A Associação Brasileira dos Caminhoneiros emitiu um comunicado oficial após o pronunciamento do Presidente Michel Temer, solicitando que os caminhoneiros envolvidos, retirem as interdições das rodovias, por questões de segurança. (Leia a nota no final da matéria). Confira a situação em nosso distrito e São Gotardo neste início de fim de semana.

Combustíveis

Em Guarda dos Ferreiros a greve provocou o desabastecimento no Posto Geraldinho desde a última quarta-feira (23/05) quando ainda foi possível encontrar gasolina e álcool no local. Segundo Geraldo Magela proprietário do posto, caso a greve termine, o abastecimento dos postos levaria cerca de 10 dias, pois a demanda é superior a produção e a refinaria não tinha a preocupação de estocagem dos combustíveis. A previsão é de que em nossa região os combustíveis cheguem dentro de três dias, caso termine a paralisação.

Supermercados

Em conversa com Carlos Camargos, proprietário do Supermercado Camargos em Guarda dos Ferreiros, foi informado que o estabelecimento não recebe nenhum tipo de mercadoria. Segundo ele, o frigorífico local  já não consegue entregar a carne suína e carne bovina, ocasionando o começo do desabastecimento. O supermercado possui um estoque de outras mercadorias, e caso a paralisação persista por alguns dias, o volume do estoque é suficiente para abastecer as famílias com o possível.

Saúde

Já em diálogo com a Secretária de Saúde de São Gotardo Leandra de Fátima,  foi informado que os serviços continuam em nosso município apesar da greve. Estão sendo priorizadas urgências, e caso na próxima semana venha faltar combustível, a secretaria poderá suspender o atendimento domiciliar, dando prioridade a viagens emergenciais e de hemodiálise. Mesmo com a paralisação, os serviços na área da saúde não foram ainda afetados com gravidade.

Educação

O governo suspendeu as aulas em todas as escolas estaduais nesta sexta-feira (25/05). Em contato com a secretaria de educação de São Gotardo, foi informado a nossa reportagem que o transporte de alunos não foi afetado com a paralisação e segue de forma nornal. Neste momento as escolas municipais e Cmeis ainda não suspenderam as aulas.

Transporte

Em conversa com um dos responsáveis por uma linha de ônibus que realiza o transporte dos moradores de Guarda dos Ferreiros a São Gotardo, a greve afetou a circulação dos ônibus devido a falta de combustível, por isso, os ônibus circulam em horários alternativos.

Coleta de Lixo

Os caminhões que realizam a coleta de resíduos continuam operando normalmente na cidade e seus distritos.

Reportagem: Jornalista Aécio Gonçalves