Um adolescente foi encaminhado para o Hospital Municipal após passar mal e entrar em coma alcóolico na tarde desta segunda-feira (05), após participar de um trote. Segundo informações que nossa redação obteve com algumas testemunhas, o calouro é natural de Barretos, interior de São Paulo foi socorrido por uma ambulância próximo ao terminal rodoviário da cidade.
Ainda segundo as informações, a família do adolescente já foi comunicada e está à caminho da cidade para acompanhar o filho. Conforme dados confirmados por nossa redação, o adolescente está internado no Hospital Municipal e já passa bem. Como uma boa parte dos novos calouros que chegam à cidade para estudar são jovens de 17 anos, a situação preocupa ainda mais as autoridades. Uma vez que festas são realizadas em residências com bebidas alcoólicas liberadas e fica difícil o controle.
É válido ressaltar que na noite deste último domingo (04), a Polícia Militar conduziu três pessoas por perturbação de sossego durante a realização dois eventos na cidade. A aparelhagem de som dos dois eventos e um veículo foi apreendido pelos militares.
No fim de fevereiro, às vésperas de aulas retornarem no campus da Universidade Federal de Viçosa em Rio Paranaíba, a direção divulgou um alerta para os estudantes sobre a prática de trotes. A campanha intitulada como “Não ao trote” foi divulgada nas redes sociais com o objetivo de chamar a atenção dos estudantes sobre os constrangimentos e às vezes violências.
De acordo com a resolução n°18/2016, do conselho universitário da UFV, é expressamente proibida a prática de trotes ou de quais quer atos assemelhados, a pretexto de recepção de novos estudantes. Conforme o quinto parágrafo da resolução, são enquadrados como transgressões os atos de: expor estudante(s) a situações vexatórias; submeter ou constranger estudante(s) a arrecadar dinheiro ou outros bens para qualquer finalidade, a pretexto de trote; cortar cabelo ou pintar o corpo ou o rosto de estudante(s); danificar peças do vestuário de estudante(s); sequestrar objetos ou peças de vestuário de estudante(s), como meio de obrigá-lo(s) a participar do trote; promover tumultos ou perturbações da ordem em recintos acadêmicos ou espaços públicos; submeter estudante(s) a situações de risco à integridade física e, ou, moral e entre outras.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, regulamentado pela Lei 13.106/ 2015, vender ou oferecer bebida alcoólica para menores de 18 anos é crime que pode resultar em detenção de dois a quatro anos do vendedor, aplicação de multa de até R$ 10 mil ou interdição do local de venda. A lei não limita as punições aos comerciantes. Qualquer adulto, inclusive familiares ou amigos que oferecem bebidas alcoólicas a criança ou adolescente, está sujeito às sanções.
RECEPÇÃO AOS CALOUROS CANCELADA
A Atlética Vira Lata cancelou a recepção dos calouros que iria ser realizada nesta terça-feira (06) na Rua Tristão Furtado no centro da cidade. De acordo com a nota divulgada, a atlética a decisão de cancelar o evento foi em virtude dos últimos acontecimentos na cidade envolvimento universitários.
Confira a nota na íntegra:
Em virtude dos últimos acontecimentos ocorridos em nossa cidade e do nosso bom convívio com as entidades responsáveis pela administração e segurança, decidimos cancelar nosso evento de amanhã, a recepção dos calouros, que aconteceria as 15hs na rua Tristão Furtado. Mantemos a segurança e o respeito em primeiro lugar. Pensamos muito nos alunos mas também nos moradores. Enfim, segundo aconselhamento das autoridades e diversos fatores, o evento está cancelado. Agradecemos a todos os apoiadores.
Fonte e texto: Paranaíba Agora
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Guarda dos Ferreiros ganha novo sabor neste sábado com a chegada da Ponto da Família Piz...
Mês das Mães começa com grandes promoções na Drogaria Bem Brasil em Guarda dos Ferrei...
Grande oportunidade em Guarda dos Ferreiros: consulta oftalmológica sexta-feira, dia 8 de...
Promoção de Dia das Mães agita Chicão Imports e Iolanda Modas em Guarda dos Ferreiros