Confira aqui no guardadosferreiros.com, dicas para economizar na compra de materiais escolares

Por Aécio Gonçalves 26/01/2018 - 18:56 hs

Começo de ano é conta que não acaba mais: IPTU, IPVA, rematrícula na escola, comprar uniforme novo, livros, e o material escolar. Alguns itens dessa lista são essenciais e não há como mudar. Mas já pensou em economizar no material escolar dos seus filhos? Confira a seguir 8 dicas para não exagerar nesses gastos! 

1. Reciclagem
Ao receber a lista de materiais escolares você deve ter calma e analisar cada item. Sabe aqueles materiais escolares do ano passado ou retrasado que foram deixados de lado e substituídos por novos? É hora de revê-los. Analise os cadernos, mochilas, lápis e canetas e veja o que pode ser reaproveitado. 

2. Entre em contato com conhecidos
É comum guardarmos livros que estão conservados em casa. Por isso, entre em contato com conhecidos que sejam pais de uma criança mais velha. Procure saber se eles possuem os livros que você precisa comprar e negocie um valor por eles.

3. Aproveite as redes sociais
Aproveite os grupos das redes sociais de Vendas e Trocas de novos e usados. Você pode encontrar esse material que está procurando por um valor mais em conta que nas livrarias. Existem diversos grupos de trocas, vendas e alguns específicos de um produto, como nesse caso, de livros. 

4. Divida em etapas
Após eliminar da lista itens que você possui em casa e podem ser reutilizados, analise o material que ainda precisa ser adquirido. Caso esta lista seja muito grande, entre em contato com a escola e divida a lista em duas categorias: itens que são essenciais nos primeiros meses do ano e o que pode ser adquirido após os meses de maio ou junho. 

5. Pesquise preços
Após definida a lista, pesquise os preços dos produtos que ainda restam comprar. Faça uma pesquisa online para ter uma média do valor cobrado nos itens – desde o lápis até os livros mais caros. Em seguida, faça essa pesquisa nas principais papelarias que você frequenta em sua cidade. 

6. Peça desconto
Reúna de quatro a cinco pais para negociar com as papelarias a compra dos materiais e livros mais caros. A loja poderá oferecer descontos vantajosos visando o número de interessados pelo mesmo produto. 

7. Reserve uma parte do orçamento
É importante ter uma quantia em reserva na hora de comprar os materiais escolares. Tendo esse dinheiro em mãos e podendo comprar à vista, as chances de conseguir um desconto na compra é maior. Caso não seja possível, tente parcelar sem juros pelo maior período possível.

8. Vá sozinho
Na hora de realizar a compra de materiais escolares, um dos maiores erros é levar seu filho (a) junto para essa atividade. As crianças podem acabar pedindo materiais mais caros que no orçamento ou que não estão na lista. Evite dores de cabeça! 

Agora que você já tem as dicas para reduzir os gastos com os materiais escolares de seus filhos, é só colocar em prática! Siga passo a passo e a economia é garantida!

Fonte: Itatiaia