Trecho da BR-354 em Guarda dos Ferreiros é liberado após fim de manifestação

Por Aécio Gonçalves 10/08/2017 - 12:32 hs

Um grupo de pessoas que manifestaram no km 336 da BR-354 desbloqueou a via na manhã desta quinta-feira (10). O protesto aconteceu próximo a Guarda dos Ferreiros,  e durou aproximadamente cinco horas.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), durante a ação foi contabilizado um congestionamento no trecho de aproximadamente três quilômetros nos dois sentidos da rodovia. Ainda não foi informado o número de manifestantes.

A PRE afirmou que a ação começou por volta das 5h30 e foi pacifica. Para bloquear a via, os participantes usaram eucaliptos e atearam fogo neles. Os manifestantes já retornaram para o local onde estão assentados em uma área da Coopadap.

Ainda de acordo com a PRE, os manifestantes da Associação de Moradores e Trabalhadores de Guarda dos Ferreiros , realizaram o protesto ,pois reivindicam a terra, que segundo eles a Coopadap possivelmente, usa sem documentação necessária, além de direitos trabalhistas.

Os manifestantes exigiam ainda para liberarem o trânsito a preseça do Promotor de São Gotardo, Imprensa, Prefeito de São Gotardo. 

Desde o fim de semana, o líder da Associação alega que a área da invasão pertence a UNIÃO e está destinada para assentamentos, relatou ainda que entrou com ação judicial junto ao MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, a fim de requerer a posse do local para assentamento de cerca de 400 famílias previamente cadastradas na referida ASSOCIAÇÃO.

Segundo o líder da ocupação, o movimento da ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E TRABALHADORES DE GUARDA DOS FERREIROS, não possui vinculo com o MOVIMENTO DOS SEM TERRAS (MST).

Confira abaixo algumas fotos :