Dicas para combater o mosquito da Dengue

Por Aécio Gonçalves 07/01/2017 - 00:14 hs

Dicas para combater o mosquito

A Dengue é uma doença infecciosa que pode ser causada por 4 tipos de vírus. Ela acomete cerca de 100 milhões de pessoas por ano, com uma taxa de mortalidade de 10% para pacientes hospitalizados. No Brasil, a região Sudeste é a mais atingida.
Ela é transmitida pela picada do mosquito fêmea Aedes Aegypti ou Aedes Albopictus. Essas espécies picam durante o dia ou noite e suas larvas se proliferam em água parada, limpa ou suja. Por isso, a melhor forma de se evitar a Dengue é combater o mosquito, eliminando os focos de acúmulo de água.

Sintomas

Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito e incluem febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda de apetite, manchas avermelhadas pelo corpo, enjôo, vômitos, tonturas, cansaço extremo, dores intensas nos ossos e articulações. 

Alguns pacientes podem evoluir para a forma grave da doença, a Dengue hemorrágica. Seus sintomas são sangramento pelo nariz, boca e gengivas, dor abdominal forte e contínua, choque, vômitos persistentes, pele fria e pálida, sonolência, confusão mental, dificuldade respiratória e até perda da consciência. É um quadro grave, que pode ser fatal, e, por isso, necessita de atendimento médico imediato.

Não há tratamento específico para Dengue, apenas os que aliviam os sintomas. Deve-se ingerir muito líquido, como água, sucos, chás e soros caseiros e manter repouso absoluto. É proibido o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como Aspirina e AAS, pois podem causar hemorragias.

Veja algumas dicas para se prevenir da doença:

- Mantenha caixas ou barris de água fechados com tampa adequada;
- Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje;
- Elimine folhas, galhos, e qualquer obstáculo que possa impedir a água de fluir pelas calhas;
- Encha de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas;
- Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;
- Não deixe pneus expostos com água no interior;
- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados;
- Lave com sabão e escovas o interior dos tanques utilizados para armazenar água;
- Use repelentes à base de DEET em áreas de risco de dengue;
- Coloque telas de proteção nas portas e janelas;
- Use mosquiteiros.