Guarda dos Ferreiros se prepara para a 240ª Festa de Santa Cruz: Confira a programação completa

Por Aécio Gonçalves 12/04/2024 - 10:23 hs

Guarda dos Ferreiros, terra de tradição e fé, está prestes a viver mais um capítulo emocionante de sua história: a 240ª Festa de Santa Cruz. Dos dias 01 a 12 de maio, o Distrito se transformará em um cenário de celebração, reunindo fiéis e visitantes de todas as partes para honrar a Santa Cruz.

A festa promete uma programação diversificada, capaz de encantar e emocionar a todos. Haverá missas, coroação à Nossa Senhora, a tradicional caminhada da Fé, barraquinhas com comidas típicas oferecendo diversas delícias, parque de diversões proporcionando momentos de alegria e descontração para todas as idades, encontro de carros antigos para os apaixonados por veículos clássicos, ciclismo em Família, Show de Prêmios com sorteio de uma moto Honda e outros prêmios imperdíveis.

A festa reserva surpresas emocionantes para seus participantes. As noites serão embalada por shows de excelentes artistas garantindo muita animação e diversão para todos. Com uma mega estrutura preparada para receber os visitantes, a organização da festa prioriza o conforto e a segurança de todos os presentes. Equipes especializadas estarão de prontidão para garantir que o evento transcorra de forma tranquila e segura.

Conheça a História da Santa Cruz

A Santa Cruz foi descoberta no dia 03 de maio do ano 326 d.C. A mãe do imperador Constantino, Santa Helena, após a conversão do filho, pediu a ele para ir a Jerusalém descobrir os lugares sagrados e preservar os monumentos da paixão de Cristo. Com a ajuda de São Macário, bispo de Jerusalém na época, e outras pessoas, encontrou o local onde Jesus foi crucificado, no Monte Calvário, e lá acharam três cruzes. Colocaram uma mulher gravemente doente para tocar as cruzes. Ao tocar nas duas primeiras, nada aconteceu, mas quando ela tocou na terceira foi totalmente curada. Mas como a Relíquia da Santa Cruz de Jesus Cristo veio para Guarda dos Ferreiros? Conta-se que um devoto da Santa Cruz fez a promessa de rezar em procissão e fincar sete cruzes pelo caminho, terminando com a sétima cruz no dia 03 de maio; no local da sétima ele voltaria sempre pararezar o Santo Terço. Logo se juntou a ele outros devotos da Santa Cruz. Por causa da devoção, foi construída nesse local a Igreja Santa Cruz. O Bispo da diocese de Luz, Dom Belchior, viu a importância da devoção e trouxe de Roma, em 1966, uma Relíquia da Santa Cruz de Jesus Cristo. Essa relíquia era trazida para Guarda dos Ferreiros todo ano no dia 03 de maio, durante a festa. O Bispo prometeu aos fiéis da comunidade que se construíssem um Santuário deixaria a Relíquia com eles. Com o esforço de todos a construção foi felta e a Relíquia hoje se encontra no Santuário Santa Cruz aqui em Guarda dos Ferreiros e está à disposição para a veneração dos fiéis.

Cobertura Completa do Evento

O site Guarda dos Ferreiros e a Rádio Guarda dos Ferreiros estarão presentes mais uma vez para oferecer uma cobertura completa do evento. Desde reportagens especiais até transmissões ao vivo, os espectadores terão a oportunidade de acompanhar todos os detalhes e emoções da festa, mesmo à distância.

Prepare-se para vivenciar momentos inesquecíveis de fé, devoção e alegria na 240ª Festa de Santa Cruz em Guarda dos Ferreiros. Fique atento às redes sociais para mais informações. Venha fazer parte desta celebração única e fortalecer sua fé em meio à comunhão e à festividade ! Confira abaixo a programação completa :