Receptores piratas de TV viram minicomputadores para escolas de Rio Paranaíba e outras cidades do Triângulo e Alto Paranaíba

Por Aécio Gonçalves 18/05/2022 - 08:14 hs
Foto: Foto: Divulgação/Receita Federal

Quatrocentos receptores piratas de TV, apreendidos pela Receita Federal (RF), foram transformados em minicomputadores e destinados às Prefeituras de Frutal, Patos de Minas, Uberaba e Rio Paranaíba, nesta terça-feira (17). A iniciativa sustentável é inédita no país e transformou em algo útil um componente eletrônico que geraria impacto financeiro e ambiental se apenas fosse destruído e descartado.

A ação é uma parceria da Receita Federal com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com a finalidade de incrementar o equipamento educacional nas Instituições de Ensino das cidades.

A transformação

As equipes das universidades removeram o software que dá acesso ilegal aos satélites e bloqueou o aparelho para que ele não possa mais ser utilizado com essa finalidade.

A partir daí, o aparelho é reconfigurado para funcionar como um minicomputador, com a instalação de um sistema operacional e de softwares educacionais gratuitos.

Após o procedimento, a equipe da destinação sustentável da Receita Federal realiza o teste dos equipamentos para assegurar que não possam retornar ao mercado como receptores de TV.

Entenda o projeto

De acordo com a Receita Federal, anualmente milhares de receptores piratas de TV são apreendidos no país. Ainda segundo a RF, os aparelhos são ilegais porque concorrem com receptores devidamente cadastrados, além da possibilidade de invasão de redes domésticas, roubo de dados pessoais e importação de forma ilegal ao país.

O projeto “Além do Horizonte”, em parceria com a Delegacia da Receita Federal, leva os equipamentos apreendidos às instituições de ensino, que utilizam o processo de conversão da máquina em minicomputadores como aprendizado aos estudantes. A ação ocorre em diversas cidades do país.

Fonte: G1 Triângulo Mineiro Link da reportagem: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2022/05/17/receptores-piratas-de-tv-viram-minicomputadores-para-escolas-do-triangulo-e-alto-paranaiba.ghtml