Doces e refrigerantes em excesso podem causar hiperatividade infantil, afirma especialista

Por Aécio Gonçalves 29/03/2017 - 09:08 hs

É comum que os pais se preocupem com a alimentação dos seus filhos, principalmente quando ainda são bem pequenos. Geralmente, tentam poupar ao máximo as crianças do consumo de doces e refrigerantes, pelo menos nos primeiros anos de vida. E não é para menos: os especialistas alertam para os problemas de saúde que esses alimentos podem causar se ingeridos em grande quantidade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou recentemente um guia com recomendações de consumo de açúcar para adultos e crianças que indica que a quantidade de açúcar não ultrapasse 10% do consumo total de calorias ingeridas diariamente.
Rafaela Souza, nutricionista do Hapvida Saúde, alerta que o consumo excessivo de doces por crianças pode causar hiperatividade, ansiedade, dificuldade de concentração, irritabilidade, diabetes, hipertensão, entre outros males. Outro grande problema é a obesidade, que hoje, está atingindo a todas as idades e trazendo uma série de outras doenças.
“A criança não pode ter qualquer contato com doces e açúcares industrializados nos primeiros dois anos, pois o seu consumo afetará diretamente o seu organismo por toda a sua vida. Nessa fase, o bebê não conhece o sabor dos alimentos, então não há necessidade alguma de consumir doces ou alimentos adoçados”, explica a nutricionista.
Os doces mais processados são ainda piores, pois contêm mais conservantes que são ofensivos ao organismo humano. O ideal é que os pais sempre optem por frutas ao invés de doces, durante as sobremesas e intervalos entre as refeições, por exemplo.
Sobre o consumo de refrigerantes, a recomendação não é diferente: também se deve evitar ao máximo, pois é uma bebida hipercalórica, viciante e, ainda, não contém nenhum nutriente e pode provocar complicações no desenvolvimento da criança, principalmente aos ossos e dentes.
Refrigerantes também podem provocar obesidade, cáries, diabetes, insônia, entre outros problemas à saúde. “Eles possuem diversas substâncias usadas para dar cor, sabor e manter a bebida conservada por muito tempo. Esses aditivos químicos, na maioria das vezes, são tóxicos para as células do organismo, causando agressões e propiciando o surgimento de câncer”, alerta a nutricionista.
Fonte:Déborah Santos
Triângulo Notícias