Acidente com ônibus: Mulher morre em grave acidente entre São Gotardo e Matutina

Por Aécio Gonçalves 12/09/2021 - 14:46 hs

Na madrugada deste domingo (12/09), a Polícia Militar foi acionada informando sobre um acidente, onde segundo informações preliminares, um ônibus oriundo de São Gotardo havia capotado na estrada vicinal que dá acesso ao distrito de Capela de Baixo.

De imediato ambulâncias da região foram acionadas para prestar socorro às vítimas. Devido ao estado urgente e a quantidade de vítimas, algumas foram socorridas pelas viaturas de Polícia Militar e levadas para unidades médicas de Matutina/MG e São Gotardo/MG. 

Segundo relatos de algumas vítimas do fato, diversas pessoas estavam reunidas em um bar na cidade de São Gotardo onde estavam ingerindo bebidas alcoólicas, quando duas mulheres teriam feito um convite para irem à um forró na zona rural de Matutina, local conhecido popularmente como “Pesque e Pague do Bosquinho” e que o ingresso do evento juntamente com o transporte custaria cerca de R$ 35,00 (trinta e cinco reais).

De acordo com as informações, cerca de cinquenta e cinco pessoas que embarcaram no ônibus, estavam sendo transportadas para o evento. Ainda segundo testemunhas do fato, por volta da 00h30min, quando já estavam na estrada vicinal que liga Matutina à Abaeté de Baixo, alguns passageiros que estavam nas primeiras poltronas do ônibus começaram a gritar dizendo que o ônibus havia perdido o controle e também o freio e que, logo após ouvir os gritos, o ônibus saiu da estrada, bateu no barranco e colidiu com a lateral direita na vegetação e em galhos na beira da estrada, ficando preso e sustentado por uma árvore, poucos metros de cair em um córrego.   

Do acidente, a maioria dos passageiros saíram pelas janelas de emergência, onde vários deles seguiram sentido Matutina. Alguns passageiros relatavam que havia uma pessoa presa debaixo do ônibus e que provavelmente ela estaria sem vida. 

No local foi constatado ainda que haviam ainda diversas pessoas machucadas e o ônibus que transportava as vítimas estava capotado e que, presa entre a parte lateral traseira do lado direito do referido veículo e um barranco, encontrava-se um corpo de uma mulher já sem vida.   

Em busca de informações, amigos foram até o local para procurar as pessoas que estavam sem dar notícias e em posse de fotos e relatos, ficou comprovado que a vítima fatal tratava–se de I.S.S, 25 anos.  

Foram acionados a perícia, o Corpo de Bombeiros e também um caminhão do tipo munk, para retirar o ônibus de cima do corpo. O perito plantonista compareceu ao local e realizou os trabalhos de praxe e logo em seguida o caminhão iniciou a elevação do ônibus, para viabilizar o trabalho dos bombeiros na retirada do corpo da vítima fatal.  

As vítimas que  foram encaminhadas para Matutina e São Gotardo foram assistidas pelos respectivos médicos de plantão, onde alguns ficaram sob observação, a maioria liberados após atendimento médico e uma vítima foi transferida para a cidade de Patos de Minas, para realizar uma cirurgia no braço esquerdo, que foi fraturado em decorrência do acidente. 

O motorista do ônibus não foi localizado no local do acidente nem junto às vítimas que foram levadas para atendimento médico, sendo ele localizado posteriormente em São Gotardo. Após ser submetido ao teste de alcoolemia, foi constatado resultado negativo para embriaguez.      

Ao ser perguntado, o motorista deu sua versão sobre os fatos e relatou que teria abandonado o local do acidente porque temia ser linchado pelas vítimas, pois estavam muito agressivas. Relatou ainda que o ônibus apresentou problemas mecânicos ocasionando a perda do ar que aciona o sistema de frenagem do veículo. Porém, essa versão foi negada pelas vítimas ouvidas. Diante das informações o motorista recebeu voz de prisão e foi informado sobre seus direitos constitucionais e posteriormente a confeccão do Boletim de Ocorrência, ser apresentado a autoridade judiciária de plantão na cidade de Patos de Minas. 

Diligências foram feitas e outras pessoas envolvidas na promoção do evento e transporte de passageiros, foram identificados e qualificados no registro policial.

Fonte: Polícia Militar de São Gotardo