Trabalhadores são resgatados em condições análogas à de trabalho escravo em carvoarias em Ibiá

Por Aécio Gonçalves 27/11/2019 - 07:53 hs

Trabalhadores foram resgatados em condições análogas à de trabalho escravo em duas carvoarias em Ibiá, no Alto Paranaíba. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a operação ocorreu entre 11 e 18 de novembro, resgatou 13 pessoas e foi divulgada nesta última segunda-feira (25).

Os auditores-fiscais constataram que, em uma das carvoarias, os trabalhadores dormiam em um barracão de lona e madeira coberto com telha de amianto, sem infraestrutura, higiene e privacidade.

Na outra, os empregados tomavam banho de água fria há 15 dias devido a problemas nas instalações elétricas. As pessoas resgatadas relataram ainda que um dos empregadores vendia produtos aos empregados e anotava em uma caderneta. Os valores seriam descontados dos salários posteriormente.

Segundo a secretaria, dos 13 trabalhadores, um tinha carteira de trabalho assinada, e eles não recebiam equipamentos de proteção individual para realizar as atividades.

Foi constatado ainda que, nas frentes de trabalho, não havia acesso a instalações sanitárias e e para as necessidades fisiológicas eram usadas as áreas de mata próximas. Também não tinha água potável e local adequado para as refeições.

Resgate

O grupo teve os contratos de trabalho rescindidos, recebeu atendimento de assistência social e foi encaminhado de volta às cidades de origem.

Os trabalhadores receberam todas as verbas rescisórias, que somam aproximadamente R$ 70 mil e tiveram as guias de seguro-desemprego especial para resgatado emitidas.

O trabalho foi conduzido pela auditoria-fiscal do Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia com apoio da Polícia Militar (PM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Fonte: G1 Triângulo Mineiro Link da reportagem: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2019/11/26/trabalhadores-sao-resgatados-em-condicoes-analogas-a-de-trabalho-escravo-em-carvoarias-em-ibia.ghtml