Secretaria de Saúde de São Gotardo envia nota de esclarecimento sobre matéria do guardadosferreiros.com

Por Aécio Gonçalves 13/09/2019 - 12:34 hs

Após reportagem do nosso site, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gotardo se pronunciou através de uma nota de esclarecimento enviada a nossa equipe, sobre o caso ocorrido em nosso distrito com a Sra. Filomena Maria dos Santos. (Clique aqui e confira a matéria do nosso site).

Na manhã desta sexta-feira (13/09), nossa reportagem compareceu na UBS Santa Cruz juntamente com a moradora, onde a equipe falou sobre o ocorrido e agendou uma consulta para a paciente no próximo dia (25/09). Dona Filomena concordou e deixou o local satisfeita.

Agradecemos a equipe da UBS Santa Cruz que prontamente nos atendeu e a manifestação da Secretaria de Saúde de São Gotardo. Continuaremos do lado do povo, servindo a população e esperamos que a Secretaria de Saúde de São Gotardo siga apurando com rigor as demais denúncias dos moradores do nosso distrito. Vamos continuar informando, cumprindo o nosso papel como imprensa, com o desejo de que a administração resolva os problemas, que não são poucos, em Guarda dos Ferreiros.
 

Confira na íntegra a nota assinada pela Secretária de Saúde Leandra de Fátima Silva Costa e a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde Michelle Cecília Marques:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio de sua representante legal, que assina abaixo, em comunhão com a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, vem através deste, dar parecer de esclarecimento sobre a notícia intitulada “Descaso! Moradora de Guarda dos Ferreiros reclama de falta de fichas para atendimento na UBS Santa Cruz” publicada no site ”Guarda dos Ferreiros: aconteceu, a gente conta!” na data do dia 12/09/2019, a qual reporta sobre negativa de atendimento à pacientes.

Na oportunidade informamos que desde o ano de 2017, fora implantado o Protocolo de Acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde, onde das 07h00min às 08h00min e das 13h00min às 14h00min, ocorre o acolhimento e a classificação de risco dos usuários que chegam ao serviço em demanda espontânea, sem haver marcado horário da consulta. Entretanto, durante todo o dia ocorre o “acolhimento”, que se baseia na escuta ao paciente e em casos de urgência e emergência, o atendimento.

Entre os horários de acolhimento, acontece a classificação de risco aos usuários que tenham a intenção de ser atendido, esses serão avaliados pela equipe de enfermagem e mediante classificação de risco serão atendidos. No decorrer do dia é ofertado através da recepção os agendamentos de consultas médica, consultas de rotina (check-up), consultas de enfermagem, avaliação de exames laboratoriais...

Sobre a agenda estar com marcações para outubro, informamos que estas são consultas de rotina, classificadas como eletivas, sem risco à saúde do paciente. 

Esta secretaria informa ainda, que está averiguando as outras possíveis falhas apresentadas na notícia.

Ao ensejo, renovamos nossos protestos de apreço e consideração, colocando-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessário.

Atenciosamente,

Leandra de Fátima Silva Costa

Secretária Municipal de Saúde

Michelle Cecília Marques

Coordenadora da Atenção Primária à Saúde

Reportagem e foto: Jornalista Aécio Gonçalves