Descaso ! Moradora de Guarda dos Ferreiros reclama de falta de fichas para atendimento na UBS Santa Cruz

Por Aécio Gonçalves 12/09/2019 - 14:09 hs

Descaso ! A saúde pública que é direito do povo, mais uma vez é motivo de reclamação em Guarda dos Ferreiros. Uma moradora do distrito relatou nas redes sociais que sua mãe, Filomena Maria dos Santos, 52 anos, estava sentindo muitas dores e procurou nesta última terça-feira (10/09), a Unidade Básica de Saúde Santa Cruz. Ao chegar no local foi informada que não havia possibilidades da consulta ser realizada naquele momento e as fichas para atendimento estariam disponíveis apenas no mês de outubro.

Em conversa com a nossa reportagem, Alyne Santos, filha de Filomena, disse que a situação ocorrida é um absurdo pois muitas pessoas não tem condições de pagar por uma consulta particular e dependem do atendimento na unidade. Segundo Alyne, sua mãe estava com a dor e foi orientada a ir até a unidade para pegar uma ficha de consulta. No local a informação dada por uma funcionária de que não seria feito o atendimento devido as fichas estarem a disposição da população somente no próximo mês, fez a moradora retornar para a sua casa com o problema e a sensação de total abandono.

Fato é que após a postagem nas redes sociais, outros moradores se manifestaram confirmando o problema, dizendo ouvir a mesma reposta ao procurarem atendimento no lugar. Nossa reportagem entrou em contato com a Secretária de Saúde de São Gotardo, Leandra Fátima Silva Costa que ficou de dar uma resposta sobre o fato. A Secretária enviou ainda o contato da coordenadora da UBS que iria apurar o caso, mas a mesma, apenas visualizou a mensagem enviada por nossa equipe.

Segundo Alyne, dona Filomena procurou atendimento na manhã desta quinta-feira (12/09) na UBS de Rio Paranaíba e foi prontamente atendida. Nosso site lamenta a situação ocorrida com dona Filomena e diversos moradores de Guarda dos Ferreiros que sofrem com a falta de atendimento em momentos difíceis. Lamentamos também a falta de respostas, pois a população além de ficar mal informada com relação aos serviços prestados, não tem o devido esclarecimento dos responsáveis por prestar um atendimento que deveria ser de qualidade, algo que é necessário para todos. A administração precisa entender que em momentos como este, onde os usuários do sistema necessitam de total atenção e cuidados  , respostas e soluções precisam aparecer para não serem mais prejudicados. A pergunta é... Alguém vai resolver ?

Reportagem e foto: Jornalista Aécio Gonçalves