Instituto de meteorologia emite alerta para onda de calor em São Gotardo, Rio Paranaíba e outras cidades no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Por Aécio Gonçalves 09/09/2019 - 13:49 hs

A massa de ar quente e seco continua predominante no Triângulo e Alto Paranaíba. Devido a isso, o do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para onda de calor na região.

Outra consequência do clima é a umidade relativa do ar, que está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). E também a queda no volume de água em hidrelétricas instaladas na região.

Segundo o instituto, o fenômeno deve prevalecer nesta segunda-feira (9) com leve risco à saúde. Ainda, a temperatura pode ficar 5°C acima da média por período de dois até três dias.

Entre os municípios mais afetados estão Araguari, Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, João Pinheiro, Patos de Minas e proximidades. Confira a lista das cidades.

Em casos de dúvidas o órgão recomenda que a população procure a Defesa Civil no telefone 199 ou Corpo de Bombeiros no 193.

Previsão do tempo

Segundo meteorologista do Climatempo, Ruibran dos Reis, o sol vai predominar nos próximos dias, sendo que as temperaturas variam entre 15°C e 36°C. A umidade relativa do ar deverá ficar de manhã em torno dos 60% e abaixo de 15% no período da tarde.

Baixa umidade

De acordo com a OMS, o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60% e 80%. Quando o índice aponta níveis abaixo de 20% à situação é considerada emergencial. Para evitar danos à saúde recomenda-se:

Não pratique nenhum tipo de atividade física com exposição ao sol

Permaneça em locais protegidos do sol ou arborizados

Evite aglomerações em ambientes fechados

Usem chapéus, bonés, guarda-sol e protetor solar

Orienta-se também a ingestão de líquidos para evitar problemas de desidratação

Fonte e foto: G1 Triângulo Mineiro Link da reportagem: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2019/09/09/instituto-de-meteorologia-emite-alerta-para-onda-de-calor-no-triangulo-alto-paranaiba-e-noroeste-de-minas.ghtml