Prefeitura de Rio Paranaíba inaugura UBS Arlindo Augusto em Guarda dos Ferreiros

Por Aécio Gonçalves 25/08/2019 - 15:01 hs

Foi inaugurada nesta segunda-feira (26/08), em Guarda dos Ferreiros, a nova Unidade Básica de Saúde. A UBS situada na Rua Onofre Barbosa de Castro, 795, no loteamento Águas Claras foi batizada com o nome de Arlindo Augusto da Silva, falecido em 2012. A homenagem foi sugerida pelo vereador Renildo Carlos através do Projeto de Lei 21/2019 e emocionou amigos, familiares e principalmente seu pais Neiva Darc e Arlindo Balduíno.

Em conversa com a equipe do guardadosferreiros.com, Neiva Darc, mãe de Arlindo, falou que a homenagem alegrou toda a família. Arlindo foi um jovem muito querido em Guarda dos Ferreiros, começou a trabalhar com apenas 11 anos de idade no Supermercado Alves, foi um filho responsável, honesto, humilde e carinhoso com os amigos. Arlindo que realizou o sonho de ser caminhoneiro, perdeu sua vida em um trágico acidente na BR-262 em 2012, mas deixou somente boas lembranças. Neiva se recorda que sempre ao retornar de suas viagens, Arlindo passava no quarto de seus pais para beijá-los e demonstrar seu amor.


Neiva relatou que nos dias atuais muitos pais lamentam o comportamento de seus filhos, mas Arlindo foi iluminado durante sua vida, sendo motivo de alegria. A irmã de Arlindo, Priscila Aparecida, disse que ficou muito emocionada com a homenagem, um presente muito grande para todos. Segundo ela, seu irmão era muito protetor, cuidadoso, amigo de todas as horas, e que sempre procurava motivá-la nos momentos de dificuldades. Arlindo cumpriu sua missão na terra e segue vivo no coração daqueles que puderam conviver ao seu lado.


Diversas autoridades e moradores participaram da inauguração da UBS. O Vice-Prefeito de Rio Paranaíba Euclides Dorneles,  ressaltou em seu discurso o esforço da administração em cumprir os compromissos com a população de Guarda dos Ferreiros. Segundo ele, a UBS é apenas um pequeno passo das outras melhorias que virão na gestão do Prefeito Valdemir Diógenes (Tepira). 

A Secretária de Saúde, Márcia Elaine, disse que a UBS Arlindo Augusto da Silva contará com recepcionista, enfermeira, técnica em enfermagem, médico, cinco agentes de saúde, dentista, auxiliar de consultório dentário e técnico em higiene bucal. O edital para a contratação dos profissionais está em andamento e os atendimentos estão programados para terem inicio na segunda quinzena de setembro. O horário de atendimento está sendo discutido para atender a demanda da população mas provavelmente será de 7:00 até às 16:30 horas, com médico todos os dias da semana. Márcia ressaltou que  a unidade não foi inaugurada anteriormente devido a demora no credenciamento junto ao Ministério da Saúde, que foi publicado no mês de Julho.

O Secretário Municipal de Infraestrutura, Transportes e Obras, Maycon Cristian ressaltou que a edificação proporcionará melhores condições para que os profissionais realizem os procedimentos. A obra foi iniciada em Março de 2014, com recursos próprios do município e recursos oriundos do Governo Federal. O Secretário informou ainda que as obras de infraestrutura na comunidade seguem a todo vapor, e em breve estará sendo iniciada a reforma da quadra, com instalação de uma academia ao ar livre e a construção de uma quadra de futebol de areia.

O guardadosferreiros.com parabeniza a administração de Rio Paranaíba pela obra entregue, e deseja que Guarda dos Ferreiros siga avançando e se estruturando em diversos setores.



Reportagem e fotos: Jornalista Aécio Gonçalves