Atlético vence Botafogo no Rio e abre vantagem nas oitavas de final da Copa Sul-Americana

Por Aécio Gonçalves 25/07/2019 - 06:59 hs

O Atlético conquistou um grande resultado no Rio de Janeiro no duelo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com uma atuação segura, o time venceu o Botafogo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Engenhão, e abriu vantagem em busca da classificação para a próxima fase do torneio internacional.

O meia Vinícius marcou o gol da vitória atleticana aos 35 minutos do primeiro tempo. Após saída de bola errada da defesa do Botafogo, Elias se antecipou ao zagueiro tocando de peito para o meia atleticano, que bateu no contrapé de Gatito Fernández. Ouça o gol na narração do 'Caixa' Mário Henrique!

O Galo chegou a marcar o segundo, aos 16 minutos da etapa final com Jair, que pegou rebote após Gatito espalmar cabeçada de Igor Rabello. No entanto, o VAR anulou o gol alegando que o zagueiro atleticano cometeu falta em Marcelo Benevenuto na disputa de bola.

O resultado poderia ser ainda melhor se Ricardo Oliveira não perdesse duas grandes oportunidades. Na primeira etapa, o atacante cabeceou para fora mesmo livre de marcação. No segundo tempo, o camisa 9 recebeu cruzamento rasteiro na pequena área e debaixo do gol, mas pegou mal na bola e chutou por cima.

Nos 10 minutos finais da partida, o Atlético ficou com um jogador a mais em campo, após a expulsão do zagueiro Joel Carli, que acertou um chute em Papagaio e que o VAR flagrou. Depois disso, o Galo chegou a carimbar o travessão em uma bomba de Jair de fora da área, mas não conseguiu ampliar o placar.

Com o resultado, o Atlético poderá empatar no jogo de volta, na próxima quarta-feira, às 21h30, no Independência, para avançar às quartas de final da Sul-Americana. Derrota por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Para se classificar, o Botafogo precisará vencer por dois gols de diferença no Horto ou por um de vantagem desde que marque duas ou mais vezes (2 a 1, 3 a 2 e assim por diante), já que na Sul-Americana há o critério do gol qualificado como visitante. O vencedor do confronto enfrentará na próxima fase o La Equidad-COL.

Mas antes do duelo decisivo, o Atlético terá que voltar o foco para o Campeonato Brasileiro. No próximo domingo, às 19h, o time alvinegro enfrenta o Goiás, no Serra Dourada, pela 12ª rodada. Já o Botafogo tem o clássico contra o Flamengo, domingo, às 16h, no Maracanã.

Botafogo 0 x 1 Atlético

Botafogo: Gatito Fernández; Marcinho, Joel Carli, Marcelo Benevenuto e Gilson; Alex Santana, João Paulo (Igor Cássio) e Cícero; Erik (Leonardo Valencia), Luiz Fernando (Gustavo Bochecha) e Diego Souza. Técnico: Eduardo Barroca

Atlético: Cleiton; Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Jair; Chará, Elias, Vinícius (Nathan) e Otero (Maicon Bolt); Ricardo Oliveira (Papagaio). Técnico: Rodrigo Santana

Motivo: jogo de ida – oitavas de final da Copa Sul-Americana
Data: 24 de julho de 2019, quarta-feira, às 21h30
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Gol: Vinícius (35’/1º)

Cartão Amarelo: Alex Santana, Gustavo Bochecha (Botafogo); Patric (Atlético)
Cartão Vermelho: Joel Carli (Botafogo)

Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Alessandro Rocha (BA) e Fabrício Vilarinho (GO)
VAR: Anderson Daronco (RS)

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/atletico-vence-botafogo-no-rio-e-abre-vantage