Em busca de melhorias em Guarda dos Ferreiros, promotores realizam reunião com prefeitos de São Gotardo e Rio Paranaíba, vereadores e moradores

Por Aécio Gonçalves 16/04/2019 - 17:35 hs

Reuniram-se na manhã desta última segunda-feira (15/04) no fórum de São Gotardo, o promotor de Rio Paranaíba Dr. José Geraldo, o promotor de São Gotardo Gotardo Dr. Sérgio Álvares, os prefeitos Seiji Sekita (São Gotardo) e Valdemir Diógenes (Rio Paranaíba), a assessora jurídica da Câmara Municipal de Rio Paranaíba Fabiana Oliveira, os vereadores de São Gotardo, Carlos Camargos, Tchesco, José Reinaldo, Denise Alves, Valdivino, Anivaldo Barbosa, Gilberto Oliveira (Ganga) e moradores de Guarda dos Ferreiros para serem tratados temas relacionados ao distrito.

Na reunião foram expostos os problemas enfrentados pela população, em especial do Loteamento Águas Claras, local essa tema da polêmica questão da divisa dos dois municípios. Os moradores reivindicam melhorias urgentes na infraestrutura, pavimentação, rede de drenagem, saúde, coleta de lixo, iluminação, entre outros. Os prefeitos falaram sobre as dificuldades enfrentadas para realizar as obras necessárias, mas demonstraram disposição em resolver as demandas. 

O promotor de Rio Paranaíba Dr. José Geraldo, citou as reuniões anteriormente realizadas e disse que houve um recuo nas ações e não um avanço esperado pelos moradores do distrito. Após a manifestação de todos os participantes, no final da reunião ficaram definidas as seguintes medidas:

A Câmara Municipal de São Gotardo juntamente com a Câmara Municipal de Rio Paranaíba vão se empenhar em deixar definido na Lei Orgânica dos municípios as obrigações de cada administração no distrito. O prefeito de São Gotardo Seiji Sekita propôs ao prefeito Valdemir Diógenes que Rio Paranaíba assuma o transporte de alunos que residem nas proximidades da BR-354 e as melhorias nas estradas rurais, enquanto a administração de São Gotardo assumiria os problemas de infraestrutura ( pavimentação e drenagem) no Loteamento Águas Claras. Ficou ainda acordado que o prefeito de Rio Paranaíba Valdemir Diógenes deverá notificar a empresa responsável pelo loteamento para que sejam realizadas as obras de infraestrutura no local . Segundo o promotor Dr. José Geraldo, as obrigações da empreiteira permanecem, já que a obra apresentou diversas falhas  gerando transtorno aos moradores. 

Nota do site: Parabenizamos o empenho dos promotores Dr. José Geraldo e Dr. Sérgio Álvares que mais uma vez atentos as necessidades da população realizaram a reunião envolvendo as administrações responsáveis por Guarda dos Ferreiros. Esperamos sinceramente que as ações prometidas pelos prefeitos sejam cumpridas o quanto antes, pois são enormes as deficiências no distrito. Chamou atenção na reunião a ausência de todos os vereadores de Rio Paranaíba, que muita das vezes ficam marcados no distrito por ações impopulares. A população de Guarda dos Ferreiros necessita de muito mais do que até agora foi feito, e quer melhorias não apenas com a aproximação da eleição, mas que desde agora os prefeitos possam governar verdadeiramente, não deixando o povo em segundo plano, mas se aproximando e dialogando de uma maneira melhor com os moradores.

Reportagem e fotos: Jornalista Aécio Gonçalves