O que beber e comer antes, durante e depois das atividades físicas

Por Aécio Gonçalves 22/02/2019 - 12:50 hs

Enfrentar as altas temperaturas no verão durante a prática de atividades físicas exige o consumo de muito líquido e alimentação adequada para aguentar a malhação. A hidratação é essencial para não afetar negativamente o rendimento durante os exercícios e evitar problemas de saúde mais graves. Consumir água é a principal forma de hidratação e a mais recomendada antes, durante e depois das atividades, mas outras bebidas também podem ser usadas.

“A ingestão de outras bebidas durante os exercícios vai depender da intensidade e do tempo de execução. Para quem treina em torno de uma hora por dia apenas a água é suficiente para a hidratação. Já pessoas que praticam atividades mais intensas e por maior tempo, como os esportistas, o consumo bebidas isotônicas que têm carboidrato e sais minerais também é recomendado para reposição da energia”, detalha a nutricionista Raphaela Cordeiro. 

Em relação à alimentação, o que comer antes e depois dos treinos, vai depender do horário das atividades, da dieta, das preferências alimentares e da intensidade dos exercícios. 

“Não existe uma regra do que comer antes, depois e até durante as atividades físicas. Isso vai variar conforme os exercícios, conforme a rotina da pessoa, conforme suas preferências e conforme a estação que estamos”, destaca. 

Segundo a especialista, a estação costuma interferir nos hábitos alimentares por causa das temperaturas. “Se a pessoa pratica uma atividade física muito intensa, durante muitas horas, ela deve fazer a reposição de energia. Por exemplo, uma pessoa que pratica triatlo, deve consumir algum alimento durante o exercício, pode ser até um gel de carboidrato”, diz Cordeiro. 

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/o-que-beber-e-comer-antes-durante-e-depois-da