Cartilha do Unicef recomenda alimentação saudável para crianças

Por Aécio Gonçalves 21/02/2019 - 13:30 hs

Para que uma criança cresça forte e saudável, vários cuidados devem ser levados em consideração, principalmente com a alimentação. Por isso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) desenvolveu uma cartilha com dez passos (CLIQUE AQUI E CONFIRA)para ajudar os pais. No material consta, por exemplo, que até aos dois anos de idade não devemos oferecer açúcar ou sal para a criança. 

De acordo com Mayara Rosa, residente de nutrição na pediatria da Santa Casa Belo Horizonte, o aleitamento materno deve ser exclusivo de zero a seis anos de idade, mas a amamentação deve continuar até os dois anos. “A partir do sexto mês de idade da criança, a mãe pode começar a introduzir outros alimentos, duas papinhas de frutas, uma pela manhã e outra pela tarde. Nesta época também pode começar a introduzir o almoço. Três grupos de alimentos devem estar presentes no almoço. O grupo dos cereais como mandioca, cará e batata. O segundo grupo das carnes e dos grãos, carne de boi ou de frango e feijão ou grão de bico. Nesta refeição deve ter um alimento de cada grupo”, explica.

Os impactos positivos na saúde da criança levando em consideração essas recomendações são muitos. A sucção durante a amamentação ajuda no desenvolvimento dos músculos da face da criança, além de ajudar na dentição. O desenvolvimento cognitivo também é contemplado. A alimentação equilibrada da criança vai ajudar na prevenção de doenças crônicas como diabetes e obesidade, o que vai ajudar no crescimento saudável da crianças.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/cartilha-do-unicef-recomenda-alimentacao-saud