Como estimular alimentação saudável nas crianças

Por Aécio Gonçalves 18/02/2019 - 14:22 hs

É comum as crianças resistirem ao consumo de determinados alimentos, principalmente verduras e legumes. Os pais devem entender que a criança não vai aceitar facilmente alimentos desconhecidos e a insistência deve ser aliada neste processo.  

De acordo com nutróloga Sabrina Barros, do Instituto Mineiro de Nutrologia, o ideal é oferecer a mesma coisa para criança, pelo menos, dez vezes em ocasiões diferentes. “Só aí podemos chegar à conclusão de que ela gosta ou não. Antes disso, deve continuar insistindo”, explica.

A médica ainda destaca que no processo de introdução alimentar é importante não punir as crianças, caso elas não comam determinados alimentos. “É importante não inserir os castigos caso ela não termine todo o prato ou caso ela não consuma aquilo que está sendo ofertado na refeição. Se isso acontecer, a criança pode criar um trauma que pode se rebelar contra os alimentos saudáveis”, alerta. 

É importante também respeitar os horários das refeições, sem a oferta de lanches fora de hora. Os pais devem se atentar e não transformar a ida a um restaurante ou lanchonete em grandes eventos, pois isso pode fazer com que a criança ache a comida feita em casa sem graça. 

“O ideal é durante as refeições oferecer para a criança um prato colorido, com muita variedade de legumes e verduras. Além disso, a apresentação dos alimentos deve ser variada. O brócolis pode não ser atraente para a criança sozinho, mas com tomate a criança pode se interessar mais. As frutas devem ser oferecidas na forma natural e não em suco, para melhor aproveitamento das fibras. Agora, os alimentos muito processados devem ser evitados, como chips, refrigerantes, doces, chocolates, sanduíches, destaca Barros.

O número de crianças e adolescentes obesos no mundo é alarmante: 124 milhões, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

No Brasil, um em cada três brasileiros apresenta sobrepeso ainda na infância. O Ministério da Saúde estima que 33% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos estão acima do peso. 

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/como-estimular-alimentacao-saudavel-nas-crian