Moradores de Guarda dos Ferreiros se reúnem com o Prefeito de Rio Paranaíba em busca de melhorias

Por Aécio Gonçalves 11/02/2019 - 16:18 hs

Na manhã desta segunda-feira (11/02), reuniram-se na Prefeitura Municipal de Rio Paranaíba, o prefeito municipal Valdemir Diógenes Tepira e moradores de Guarda dos Ferreiros integrantes de um grupo formado no WhatsApp, que tem como objetivo buscar perante as administrações mais benefícios para os habitantes do lugar, visando a solução de diversas demandas. 

Tepira prontamente recebeu o grupo e falou abertamente sobre questões de interesse de toda a população referentes sua gestão. Confira os temas discutidos durante a reunião: 

1 - Criação do distrito de Guarda dos Ferreiros no município de Rio Paranaíba, o que possibilitaria diversos serviços que ainda não são viáveis no local. 

O prefeito concordou em encaminhar um projeto ao Poder Legislativo após ser realizado um estudo em conformidade com os requisitos necessários.

2 - O prefeito foi questionando sobre a atual situação dos atendimentos realizados no Posto de Saúde , inauguração da UBS, a visita dos agentes de saúde que não estaria sendo realizada em todas as residências e a organização de uma campanha de combate à dengue.

Tepira disse estar se empenhando para melhorar a saúde em Guarda dos Ferreiros, uma das ações, será a inauguração da UBS, algo que acontecerá em breve. Questionado sobre a falha na comunicação com a população sobre o atendimento que deveria ser realizado na última quinta-feira (07/02), o que foi impossibilitado devido a uma falha mecânica no carro que fazia o transporte da equipe médica que atenderia em Guarda dos Ferreiros, o prefeito disse que não existe um grande número de veículos disponíveis para atender outros setores, e que a administração vai atuar no sentido de informar a população com rapidez na rádio e site do local, quando houver algum imprevisto . Foi prometido que a administração seguirá trabalhando de forma consistente para dar o suporte que os moradores necessitam, aumentando os dias de atendimento na unidade de saúde e colocando em funcionamento a nova UBS. Quanto ao atendimento dos agentes de saúde, Tepira disse que existe um problema detectado neste serviço, sendo que muitos agentes não cumprem as metas estipuladas, mas tem procurando melhorar as ações. Em breve uma campanha de combate à dengue terá início em Guarda dos Ferreiros e o dia da realização será divulgado nos veículos de comunicação.

3 - Organização, funcionamento e campanha de conscientização da coleta de lixo doméstico.

O prefeito reconheceu os problemas enfrentados pela população no ano anterior, mas buscou solucionar a questão, houve avanços, sendo hoje uma nova empresa responsável pelo serviço, que tem sido prestado de forma correta. Uma campanha deverá ser iniciada em breve para mobilizar toda a população sobre a importância da participação de cada cidadão na coleta.

4 - Reforma na quadra de esportes e atuação da secretaria de esportes com o desenvolvimento de programas esportivos para a população.

O prefeito citou as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, devido aos obstáculos em receber recursos do governo estadual, mas afirmou que tem procurado realizar uma administração responsável. Com relação a quadra, a reforma é um compromisso de sua gestão e que possivelmente as obras terão início em março, com recursos próprios do município. Com a obra pronta, programas de incentivo a prática de esportes deverão ser inseridos no local.

5 - Atuação da Assistência Social em Guarda dos Ferreiros 

O prefeito disse que realizará uma reunião para averiguar todas as necessidades nesta área e as possíveis soluções, colaborando para a melhoria de vida das famílias .

6 - Serviços de infraestrutura no loteamento Águas Claras.

Em relação a isso, Tepira disse que recebeu da Fundação João Pinheiro uma certidão de divisas entre Rio Paranaíba e São Gotardo, sendo possível agora organizar de maneira correta questões referentes a infraestrutura. Segundo ele, os moradores do loteamento Águas Claras devem recorrer ao município de São Gotardo, que seria responsável pela solução dessas demandas, como por exemplo a pavimentação de ruas.

7 - Educação

O prefeito afirmou que atualmente Rio Paranaíba atende cerca de nove turmas de alunos em Guarda dos Ferreiros, não importando em qual área moram, e devido a grande demanda, uma nova turma será aberta. No último ano foi inaugurado o moderno CMEI Maria Auxiliadora Resende da Silva, unidade que atende as crianças com qualidade no ensino.

Tepira disse ainda que conta com o apoio da população para o melhor funcionamento dos serviços em Guarda dos Ferreiros, e o objetivo segue sendo governar para todos. O prefeito informou ainda que existe um projeto de diversas melhorias no bairro conhecido como Barro Preto, mas que para o sucesso das ações da administração, é essencial a regularização fundiária, sendo necessário o apoio de cada cidadão. Os moradores podem entrar em contato com o CRAS de Rio Paranaíba para maiores informações sobre a regularização através do (34) 3855 - 3134

A reunião foi encerrada com um momento de oração entre os participantes, agradecendo a Deus pela vida do prefeito, que nesta segunda-feira (11/02) completa mais um ano de vida. Parabenizamos o prefeito Valdemir Diógenes por este dia especial, seu aniversário, e agradecemos por receber os moradores de Guarda dos Ferreiros, deixando em todos os participantes a melhor impressão em estar trabalhando comprometido em prestar contas à população e a governar de forma consistente e honesta, contribuindo para o desenvolvimento do lugar que amamos. Tepira elogiou a iniciativa dos moradores na criação do grupo e afirmou ser de grande importância a sequência das reuniões para maior sintonia entre os moradores e a administração de Rio Paranaíba.

Nosso site espera que o diálogo e a comunicação com a população de Guarda dos Ferreiros prossiga, seguiremos divulgando as melhorias oferecidas à população, como também cobrando quando for oportuno.

Reportagem e fotos: Jornalista Aécio Gonçalves