Fevereiro Roxo alerta população para doenças reumatológicas: lúpus e fibromialgia

Por Aécio Gonçalves 07/02/2019 - 12:40 hs

Fevereiro é o mês de conscientização de doenças reumatológicas, como lúpus e fibromialgia, doenças incuráveis. O lúpus é uma doença autoimune e os principais sintomas são as dores articulares, manchas na pele e órgãos internos afetados, como os rins, que podem inflamar. Já a fibromialgia é uma síndrome de dor crônica e se manifesta por meio de dores articulares, dores musculares, sono de má qualidade e fadiga. 

O diagnóstico precoce dessas doenças é essencial para o tratamento proporcionar aos pacientes melhor qualidade de vida. “A descoberta o quanto antes vai facilitar elaborar um plano de tratamento para o paciente e seguir de perto, o que vai evitar complicações, principalmente o acometimento de órgãos nobres como coração, rins, pulmão e sistema nervoso central”, destaca Eduardo Souza, médico reumatologista da Santa Casa de Belo Horizonte. 

Medidas simples adotadas no dia a dia são importantes para o tratamento do lúpus e da fibromialgia, como proteger-se do sol - sol pode ativar a doença e piorar lesões de pele, no caso do lúpus -. O paciente deve fazer o uso do protetor solar com frequência e repor várias vezes durante o dia. 

Em relação à fibromialgia, a ansiedade e o estresse devem ser evitados. “Sono de boa qualidade, alimentação equilibrada e prática de atividades físicas ajudam no tratamento de quaisquer doenças, inclusive lúpus e fibromialgia”, alerta o especialista.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/fevereiro-roxo-alerta-populacao-para-doencas