Secretaria de Saúde de São Gotardo envia nota esclarecendo atendimentos realizados em Guarda dos Ferreiros

Por Aécio Gonçalves 07/12/2018 - 12:52 hs

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gotardo encaminhou a nossa reportagem na tarde desta sexta-feira (07/12), uma nota esclarecendo o processo de atendimentos realizados nas Unidades de Saúde em Guarda dos Ferreiros.

Após a divulgação em nosso site da denúncia feita por um morador do distrito, que os moradores do lado que pertence a Rio Paranaíba não estariam sendo atendidos, mesmo sendo eleitores em São Gotardo, diversas pessoas procuraram nossa reportagem confirmando o fato.

Confira na íntegra a nota enviada pela Secretária de Saúde, Leandra Fátima Silva Costa.

A Atenção Básica, na qual esta inserida as equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e NASF, caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas,sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a  responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações.

 

É importante ressaltar que a Atenção Básica se dá a nível municipal, cada município é responsável pela assistência à saúde da sua população residente. E ainda cada ESF/ESF fica responsável por uma população de referência, como recomendado pela Politica Nacional de Atenção Básica/MS.

 

Para possibilitar o acesso contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, é fundamental que cada município e cada ESF/ESB trabalhe com território adscrito de forma a permitir o planejamento e a programação das ações visando atender bem a sua população de referência.

 

O município de São Gotardo, visando ofertar uma Atenção Básica de qualidade e resolutiva a sua população, possui 13 (treze) equipes Saúde da Família, 10(dez) Equipes de Saúde Bucal e 02 (duas) NASF. Destas 02 ESF/ESB estão localizadas no Distrito de Guarda dos Ferreiros. Cada uma destas equipes que atuam em Guarda dos Ferreiros é responsável por aproximadamente

4.000 pessoas, ultrapassando o parâmetro máximo recomendado pelo ministério da Saúde de 3.500 pessoas por equipe.

 

Estas equipes ofertam diariamente atendimento médico, de enfermagem e odontológico, atendimentos em grupo, atividade coletivas, curativos, nebulizações, vacinas, administração de medicações para a sua população de referência. Atende ainda usuários do município vizinho de Rio Paranaíba nas urgências e emergências médicas, as situações que não são de emergência são acolhidas pelos profissionais das equipes e direcionadas de forma responsável para o município de Rio Paranaíba.

 

Apesar de prestar os atendimentos de urgência a alguns usuários de outro município, as equipes de Saúde da Família/Saúde Bucal que atuam na Guarda dos Ferreiros não possuem condições para o desenvolvimento de relações de vínculo e responsabilização da população do município de Rio Paranaíba que procura as UBS, uma vez que possui uma população própria de referência que ultrapassa o limite populacional proposto pelo MS.

 

A SMS garante que as ESF/ESB continuarão a ofertar atendimento de urgência aos usuários de outros municípios que procurarem as referidas UBS, mas no momento não tem condições de prestar um atendimento continuo a usuários que residem fora do território municipal de abrangência das equipes de Atenção Básica.

 

 

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

 

DEZEMBRO/2018