Com 28 pessoas presas, Gaeco e Polícia Militar apresentam resultado da Operação Canaã II

Por Aécio Gonçalves 17/10/2018 - 14:00 hs

O promotor de justiça, Paulo César de Freitas e o comandante da 10ª Região da Polícia Militar, Coronel Waldimir Soares, apresentaram no final da manhã desta quarta-feira (17) o balanço da segunda fase da Operação Canaã. Cerca de 50 mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos, resultado na prisão de 28 pessoas e na apreensão de diversos materiais ilícitos.

A Operação Canaã foi desencadeada no dia 24 de setembro, após seis meses de investigação contra uma organização criminosa que movimentava o tráfico de drogas na região. Na primeira fase, 25 pessoas foram presas e mais de R$ 100 mil foram aprendidos, além de diversos objetos ilícitos, que resultaram em novas investigações e na necessidade de realização de mais uma fase da operação.

Desta vez, foram expedidos 19 mandados de prisão e 31 mandados de busca e apreensão. Mais de 120 policiais foram destacados para cumprir as ordens judiciais nas cidades de Patos de Minas, Uberlândia, São Gonçalo do Abaeté, Pirapora e Buritizeiro. O trabalho começou com o dia ainda escuro e terminou com a prisão de 18 pessoas que estavam com mandado de prisão expedido, 10 pessoas foram presas em flagrante e apreensão de 1 arma de fogo, 29 celulares, sendo quatro deles produtos de roubo, nove veículos, duas TVs, R$ 6.500,00 em dinheiro, 22 pedras de crack, buchas e tabletes de maconha, porções de cocaína e de pasta base de cocaína e uma balança de precisão.

Segundo o promotor do Gaeco de Patos de Minas, Paulo César de Freitas, as duas fases da Operação Canaã conseguiram desarticular uma grande organização criminosa que atuava tanto no tráfico de drogas quanto em outros crimes praticas em Patos de Minas e na região. “Na verdade não se trata apenas do tráfico de drogas. Nos acabamos levando à prisão indivíduos importantes, criminosos recorrentes, que comumente praticavam também o crime do tráfico de drogas,” finalizou o promotor.

O comandante da 10ª Região da Polícia Militar, coronel Waldimir Soares, explicou que as duas fases da Operação Canaã, que resultaram na prisão de mais de 50 pessoas e outras operações realizadas em parceria com o Gaeco na região, já estão impactando na redução dos índices de criminalidade em Patos de Minas e nas cidades que compõem a 10ª RPM. 


Fonte, foto e vídeo: Patos Hoje Link da reportagem: https://www.patoshoje.com.br/noticia/com-28-pessoas-presas-gaeco-e-policia-militar-apresentam-resultado-da-operacao-canaa-ii-39068.html