Anvisa contraindica vacina da dengue para quem nunca teve a doença; entenda

Por Aécio Gonçalves 25/08/2018 - 08:07 hs

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) informou que vai contraindicar a vacina da dengue pra quem nunca teve a doença. Segundo o comunicado, a vacina pode aumentar o risco de a doença aparecer com sintomas mais graves nessas pessoas. Esta decisão afeta a distribuição da única vacina contra dengue registrada no Brasil, a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. O laboratório tem até 30 dias para alterar as informações na bula eletrônica e enviar orientações para os locais onde a vacina já está sendo usada. 

Em nota, a Sanofi Pasteur afirma que a decisão da agência ainda permite o acesso à vacina para os milhões de brasileiros que já tiveram a doença, e que o mesmo estudo que levou à determinação também forneceu confirmação do valor protetor de longo prazo da vacina em indivíduos com uma infecção prévia por dengue.

De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados nesta semana, 80 pessoas já morreram em decorrência da dengue. Em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, sete pessoas morreram com dengue nos municípios de Arcos, Conceição do Pará, Contagem, Ituiutaba, Lagoa da Prata, Moema e Uberaba. Outras nove mortes estão sob investigação. Uma pessoa morreu com chikungunya em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. Até o momento, Minas Gerais não tem registro de mortes por zika. 

Prevenção

A principal maneira de prevenção contra a dengue é combater o mosquito. Lembrando que esse combate deve ser feito o ano todo, já que não temos estações do ano tão bem definidas, embora o mosquito fique mais vulnerável nos períodos de seca, como agora. 

É o momento de limpar calhas, tirar de casa os objetos que acumulam água parada pra que não tenhamos a proliferação do mosquito no período chuvoso. Pessoas que vivem em áreas com muitos insetos podem optar também pelo mosquiteiro e pelas telas nas janelas. 

“Em relação à dengue, outra maneira de prevenção é a vacinação, que deve ser feita somente após avaliação médica”, orienta Carlos Starling, médico infectologista do Hospital da Baleia, de Belo Horizonte.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/anvisa-contraindica-vacina-da-dengue-para-que