Agosto Verde Claro chama atenção para os cânceres do sistema imunológico

Por Aécio Gonçalves 17/08/2018 - 12:45 hs

O Agosto Verde Claro, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento dos linfomas, cânceres que atingem o sistema imunológico. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a previsão é  que mais de 13 mil novos casos sejam registrados no Brasil em 2018.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cancerologia, os cânceres de linfoma são conhecidos como doença de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin. Estão entre os tumores malignos que melhor respondem ao tratamento de radioterapia e quimioterapia. 

Sintomas

De acordo com o oncologista Alexandre Kiari, um dos sinais mais frequentes que indica linfoma é o aparecimento de ínguas em região cervical (pescoço), inguinal (virilha) e axilar. Além desse aumento ganglionar, endurecido e indolor, pode haver perda de peso, aumento de transpiração, febre e cansaço sem motivo. “Um médico deve ser consultado caso um desses sintomas apareça”, detalha. 

Tratamento

“O linfoma é uma doença curável, mesmo se descoberto em estágios mais avançados. A taxa de cura da doença de Hodgkin, um tipo de linfoma, gira em torno de 80%. Ninguém nasce com a doença, o linfoma se desenvolve no sistema imunológico do corpo com o passar do tempo”, explica o oncologista. 

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/agosto-verde-claro-chama-atencao-para-os-canc