Alerta contra febre maculosa: saiba como prevenir a doença neste fim de período de férias

Por Aécio Gonçalves 01/08/2018 - 13:19 hs

im de férias. Quem viajou para alguma área rural agora deve acender o alerta contra a febre maculosa e observar bem a saúde nos próximos dias. Os sintomas normalmente aparecem entre dois e 14 dias após a picada do inseto, por isso a atenção deve ser redobrada no período pós-férias. A doença é transmitida pelo carrapato-estrela. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMS), atualmente são oito casos suspeitos de febre maculosa em investigação. Apesar de as suspeitas serem em pessoas residentes na capital mineira, o local provável de infecção foi fora da capital, em zona rural de outras cidades. Dez casos de febre maculosa foram confirmadas neste ano em Minas, com quatro mortes nas cidades de Itabira, Itaúna, Igaratinga e Divinópolis.

Quem passou as férias em Belo Horizonte e visitou o Parque Ecológico e a orla da Lagoa da Pampulha também deve ficar atento. “A Pampulha continua sendo uma área de vulnerabilidade para febre maculosa e tem sido alvo de muita vigilância. Isso porque é uma área que favorece a reprodução de carrapatos e tem a presença de animais hospedeiros como a capivara, por isso a gente faz o monitoramento constante da área”, explica Paulo Correia, médico da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

A única maneira de prevenir a doença é evitar locais que tenham animais hospedeiros do carrapato-estrela, como por exemplo, capivaras e cavalos. Mas o médico alerta para a importância de identificar a doença precocemente. “Toda pessoa que tiver sintomas da febre maculosa, dor de cabeça, febre alta, dores no corpo, calafrios e apresentar manchas vermelhas pelo corpo deve procurar o mais rápido possível atendimento médico para iniciar o tratamento. É importante lembrar se visitou alguma área com carrapato-estrela e examinar o corpo. Isso é essencial para ajudar a identificar se teve ou não o contato com o carrapato”. 

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/alerta-contra-febre-maculosa-saiba-como-preve