Famílias invadem área na Coopadap em Guarda dos Ferreiros

ASMOG esclarece a população equívocos que andam circulando nas redes sociais envolvendo seu nome a invasão de terra

Por Aécio Gonçalves 07/08/2017 - 19:13 hs

A Polícia Militar de São Gotardo foi acionada a comparecer no distrito de Guarda dos Ferreiros, município de Rio Paranaíba, onde segundo informações recebidas, davam conta de que várias pessoas da ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E TRABALHADORES DE GUARDA DOS FERREIROS, invadiram uma área de cerca 48 hectares pertencentes a COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DO ALTO PARANAÍBA (COOPADAP), localizada nos fundos da sede da mesma.

A Polícia foi até referido local e fez contato com um dos lideres da invasão e presidente da associação, o senhor Aderaldo B., A., que relatou aos policiais que a área da invasão pertence a UNIÃO e está destinada para assentamentos, relatou ainda que entrou com ação judicial junto ao MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, a fim de requerer a posse do local para assentamento de cerca de 400 famílias previamente cadastradas na referida ASSOCIAÇÃO.

O senhor Aderaldo, relatou ainda que fizeram uma proposta com a COOPADAP, a fim de invadirem somente 1 hectare do local, porém a proposta não foi aceita  por parte da COOPERATIVA, ficando toda área invadida. Disse ainda que o movimento da ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E TRABALHADORES DE GUARDA DOS FERREIROS, não possui vinculo com o MOVIMENTO DOS SEM TERRAS (MST).

Diante disso, a polícia qualificou a liderança do movimento e fez o registro da ocorrência.Não ocorreu nenhuma condução e/ou uso de força por parte da Polícia Militar.

ASMOG (Associação dos Moradores de Guarda dos Ferreiros) esclarece a população equívocos que andam circulando nas redes sociais, envolvendo o nome da Associação dos Moradores de Guarda dos Ferreiros a invasão de terra :

A ASMOG (Associação dos Moradores de Guarda dos Ferreiros), teve o seu nome associado nos últimos dias em alguns veículos de comunicação, dizendo que a mesma teria relação com esta invasão e ocupação de terra na Cooperativa dos Produtores Rurais do Alto Paranaíba( Coopadap).

Nossa reportagem nesta segunda-feira (07/08) apurou os fatos junto ao Presidente da Asmog Alisson de Andrade e a 1ª Secretaria Adriene Inês Selenita dos Santos que esclareceram que a Associação dos Moradores de Guarda dos Ferreiros (ASMOG) não compactua com esta invasão, e não tem nenhum vínculo com a mesma.

A associação envolvida é a Associação de Moradores e Trabalhadores de Guarda dos Ferreiros e não a ASMOG. Segundo nos relatou a 1ª Secretaria Adriene Inês, a ASMOG desconhece ainda a criação desta outra associação no distrito, visto que nunca foi a anunciado através de rádios, jornais algum convite para a participação da população a alguma assembléia, ou para a criação da mesma. A ASMOG tem legalidade perante a Prefeitura Municipal de São Gotardo, Câmara Municipal, tem parceria com a Polícia Militar, com a imprensa e todas as suas reuniões são abertas a população de Guarda dos Ferreiros.

Confira a nota de esclarecimento da ASMOG

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A ASMOG - Associação de Moradores de Guarda dos Ferreiros vem a público esclarecer alguns equívocos que andam circulando nas redes sociais.

✓ Nenhum representante ou associado devidamente cadastrado da ASMOG está envolvido nos últimos acontecimentos no distrito referente a invasão de pessoas nas terras da Coopadap.


✓ Desconhecemos a legalidade da Associação envolvida nessa invasão, nunca chegou a nosso conhecimento a existência da mesma, nunca recebemos um convite para alguma reunião ou assembleia da mesma.


✓ A ASMOG é uma associação fundada em 17/03/1988, tem todas suas reuniões de portas abertas, sua diretoria presta trabalho voluntário, não arrecadando nenhuma quantia em dinheiro de nenhum morador para exercer nenhuma atividade;


✓ Informamos aos moradores de Guarda dos Ferreiros, aos parceiros da ASMOG e as autoridades com quem nos relacionamos, que nossa Associação continua com sua mesma política de transparência e trabalho em prol do distrito.

Ressaltando mais uma vez que essa invasão nas terras da Coopadap é desconhecida da Associação de Moradores de Guarda dos Ferreiros.

Adriene Inês Selenita dos Santos
1ªSecretaria