Vinho produzido no Sul de Minas fatura prêmio em Londres está entre os melhores do mundo

Por Aécio Gonçalves 06/06/2017 - 18:21 hs

O vinho Maria Maria, produzido com uvas cultivadas em Três Pontas, no Sul de Minas, foi vencedor da categoria bronze do prêmio Decanter World Wine Awards 2017, realizado em Londres. O vinho Maria Maria Bel Sauvignon Blanc 2015 é feito pelo Núcleo Tecnológico Uva e Vinho da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Caldas, também no Sul do Estado. A primeira safra foi produzida em 2013 e que enviou a de 2015 para participar do concurso pela primeira vez. O resultado coloca o bebida mineira entre as melhores do mundo.

 A uva é plantada na Fazenda Capetinga, do produtor Eduardo Junqueira, e processada na vinícola Experimental da Epamig em Caldas. Segundo Junqueira, o nome Maria Maria foi inspirado na música do cantor e compositor mineiro Milton Nascimento.

O prêmio Decanter World Wine Award 2017 foi organizado pela revista inglesa Decanter – uma das mais tradicionais e respeitadas publicações sobre vinhos no mundo. Contou com avaliação de mais de 17 mil vinhos, julgado por 219 experts, contando com 65 mestres de vinhos e 20 mestres sommeliers. A entrega do prêmio será no final do mês em Londres.