Autoridades e representantes do Ministério Público de Rio Paranaíba e São Gotardo voltaram a se reunir na manhã desta quarta-feira (17), para tentarem chegar num acordo para solução dos vários problemas que o distrito de Guarda dos Ferreiros vem enfrentando já algum tempo. A reunião foi realizada no plenário de Câmara Municipal de Rio Paranaíba e contou com a presença dos vereadores da casa e bem como, dos secretários dos dois municípios.
No primeiro momento da reunião foram expostos aos vários problemas de saneamento básico, esgoto correndo à céu aberto e a delimitação dos municípios para que seja possível realizar um trabalho mais eficaz e resolver as questões apresentadas pelo Ministério Público e pelos representantes do distrito.
Carlos Camargos, vereador de São Gotardo e empresário no distrito fez uso da palavra e apontou vários avanços desde a última reunião realizada. Ao mesmo tempo, o parlamentar elencou os problemas que ainda prejudicam a população. Em entrevista à nossa reportagem, o vereador ressaltou que o reunião foi para buscar o diálogo entre os municípios para que seja criando um termo do cooperação para que nenhum dos dois prefeitos sejam penalizados legalmente.
Segundo ele, o distrito houve uma ‘explosão’ demográfica com a ida dos trabalhadores rurais e o local não estava preparado para receber o grande número de pessoas. “É preciso haja responsabilidade de acolher essas famílias e de contribuir com nossa região”, destacou o parlamentar.
O promotor de Rio Paranaíba, José Geraldo ressaltou que os vereadores são os representantes do povo nas duas câmaras e que esta é a hora de “comprarem a briga” para resolveram as urgências do distrito. Ele ainda salientou que o Ministério Público é o intermediador entre os municípios para a realização das melhorias.
Foi questionada durante a reunião, a má distribuição de água pela Copasa no distrito. Porém, o gerente regional da empresa que também participou da reunião, afirmou que Guarda dos Ferreiros só tem a concessão regularizadas pela Prefeitura de São Gotardo e que falta essa regularização por parte de Rio Paranaíba para que seja feito um trabalho de maior qualidade para a população. O gerente regional destacou ainda que devido não se saber onde que é a divisa do município, algumas residências ficam sem a rede de água, pois, às vezes, não se tem conhecimento de qual município faz parte.
Já o promotor de São Gotardo, Sérgio Álvares, também relatou que os problemas de Guarda dos Ferreiros são permanentes e que tem que ter um diálogo entre as prefeituras para o melhoramento emergencial do distrito. Um dos representantes da associação de moradores do distrito reforçou a fala do promotor, pedindo a união do municípios.
O prefeito de São Gotardo, Seije Sekita, destacou que vem realizando várias ações no distrito e que uma delas é o transporte dos alunos do município de Rio Paranaíba para o distrito e que as prefeituras vão trabalhar em conjunto para solucionar os vários problemas apontados. O chefe do executivo são gotardense destacou ainda que vai continuar fazendo o trabalhos dos estudantes pelos próximos dois anos, até que a prefeitura de Rio Paranaíba se estabilize economicamente para realizar o trabalho.
Valdemir Diógenes, prefeito de Rio Paranaíba, ressaltou novamente que a situação do município é crítica devido às inúmeras contas que vem pagando de administrações passadas. Ele rebateu as críticas apresentadas dizendo que Rio Paranaíba está atendendo o distrito com equipe médica, recapeamento de ruas e outras ações.
Valdemir também destacou que a UBS (Unidade Básica de Saúde) no distrito já está finalizada e que só não está em funcionamento, porque a Copasa ainda não fez o ligamento da água no bairro. Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, o prefeito de Rio Paranaíba apontou as várias ações que vem realizando no distrito, os próximos passos que deverão serem tomados.
O promotor de Rio Paranaíba, José Geraldo, também destacou em entrevista à nossa reportagem que a reunião foi mais uma de uma série de reuniões que já foram realizadas só que com administrações diferentes, já que o prefeito de Rio Paranaíba foi eleito e o prefeito de São Gotardo reeleito nas últimas eleições.
Segundo ele, o prefeito de Rio Paranaíba precisava tomar contato com as autoridades envolvidas e que era precisa tomar o compromisso dele e executar materialmente aquilo que ficou acordado.
Texto ,fotos e fonte: Gilberto Martins Maktub Comunicação
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Domingo de fé, passeio ciclístico, almoço e encontro de carros antigos na Festa de Sant...
Fé e devoção marcam a sexta-feira na Festa de Santa Cruz; sábado tem missas na Igrejin...
Estreia hoje o Leandra Center Park em Guarda dos Ferreiros ! Diversão garantida para toda...
Sexta-feira tem programação especial no Santuário Santa Cruz em Guarda dos Ferreiros
Estreia hoje o Leandra Center Park em Guarda dos Ferreiros ! Diversão garantida para toda...
Domingo de fé, passeio ciclístico, almoço e encontro de carros antigos na Festa de Sant...
Sexta-feira tem programação especial no Santuário Santa Cruz em Guarda dos Ferreiros
Fé e devoção marcam a sexta-feira na Festa de Santa Cruz; sábado tem missas na Igrejin...