Transparência para o povo ou desinformação ? Câmara Municipal de São Gotardo realiza primeira Reunião Ordinária de 2024

Por Aécio Gonçalves 03/02/2024 - 08:23 hs

Nesta última sexta-feira (02/02), a Câmara Municipal de São Gotardo deu início aos trabalhos legislativos do ano de 2024 com a realização da primeira reunião ordinária. No entanto, a expectativa por mudanças e uma atuação mais transparente da nova Mesa Diretora, composta por Ana Flávia Rodrigues (Presidente), Marco Antônio Alves (Vice-Presidente), Valdivino Honorato de Oliveira (Primeiro Secretário) e Mauri Ignácio de Morais Silva (Segundo Secretário), teve fim devido à aparente continuidade das práticas adotadas no ano anterior.

Assim como em 2023, a falta de presteza no fornecimento de informações para a imprensa, em especial nosso site, foi destacada. O presidente anterior, Anivaldo Barbosa, já havia sido alvo de críticas pela burocracia imposta às solicitações de informações, e parece que essa questão vai persistir na atual gestão.

Um dos pontos mais sensíveis apontados por nosso site, foi a ausência da disponibilização das pautas das reuniões no site oficial da Câmara Municipal antes de serem realizadas e não após as mesmas ocorrerem. No ano anterior, tal prática havia sido cobrada, e agora, ao acessar o site para obter informações sobre a pauta da primeira reunião ordinária de 2024, constatou-se que as informações não estavam disponíveis até o fechamento desta matéria. A ausência dessa transparência impede que os cidadãos estejam devidamente informados sobre os temas em discussão, comprometendo a participação ativa na vida política do município.

Além disso, é importante ressaltar que em 2024 projetos significativos, como o aumento dos subsídios salariais do próximo prefeito, vice-prefeito e vereadores, poderão estar na pauta de discussão. A falta de clareza e agilidade na disponibilização de informações pela Câmara Municipal levanta questionamentos sobre a transparência do processo decisório.

Diante desses desafios, a população deve estar atenta e cobrar mais transparência e agilidade por parte do Poder Legislativo. O compromisso com a disponibilização das pautas e informações relevantes é fundamental para uma relação saudável entre a comunidade e a Câmara Municipal. Nosso site continuará cumprindo seu dever de informar e de questionar em prol do interesse público, e estará atento a possíveis desdobramentos dessa questão ao longo do ano.