Reunião Ordinária na Câmara Municipal de São Gotardo: Eleição e desunião marcam o encontro de vereadores

Por Aécio Gonçalves 24/12/2023 - 18:39 hs

No agitado encontro do último dia 22 de dezembro na Câmara Municipal de São Gotardo, a eleição para a nova mesa diretora de 2024 trouxe consigo não apenas expectativas, mas também tensionamentos entre os vereadores. A futura composição contará com a presidente Ana Flávia, o vice presidente Marquinho, o primeiro secretário Valdivino e o segundo secretário Mauri. Após a eleição, o clima esquentou.

A vereadora Denise Alves fez uso da palavra, destacando o respeito recebido de Anivaldo (Presidente da Câmara em 2023), diferentemente de presidentes anteriores (Carlos Camargos em 2021 e Lander Inácio em 2022). Sua indignação continuou ao mencionar pedidos que teriam sido engavetados, como estudos de contas e análise da água fornecida pela Copasa. Após sua fala, a vereadora abandonou a reunião.

A resposta não tardou. Lander Inácio contestou as queixas de Denise, dizendo que a vereadora fica de "birrinha ao não ter seus pedidos atendidos" e espalha informações falsas para causar divisão entre os vereadores. Lander mirou o jornalista Wolney Alves, desacreditando suas matérias e instigando a população a ignorá-lo. O vereador ainda disse que o jornalista "não vale nada".

Carlos Camargos opinou sobre Denise, alegando que ela se vitimiza nas reuniões e redes sociais, desafiando-a a assumir publicamente seu desejo de aumento salarial anual. Ele encerrou afirmando que quem não conquista votos não pode presidir a câmara.

Marquinho, por sua vez, aproveitou para parabenizar o presidente em 2023, Anivaldo Barbosa e provocar Denise, fazendo referência a uma fala da vereadora em um podcast, de que a maioria dos vereadores seria machista.

A reunião, longe de ser um momento de unidade, expôs de maneira clara as fissuras entre os vereadores, diferente de legislaturas passadas marcadas pela colaboração em prol da cidade. Discussões acaloradas, ausência de avanços e um clima de desconfiança indicam um cenário desafiador, especialmente diante da proximidade das eleições.

A população deve ter discernimento entre os parlamentares comprometidos com o bem comum e aqueles que falham nesse aspecto. O encerramento do ano na câmara ocorreu de forma melancólica, deixando claro a necessidade urgente de uma renovação efetiva nas cadeiras e de um comprometimento mais robusto com o progresso da comunidade. Que em 2024 os microfones sejam usados para discutir os interesses do povo e não questões pessoais. Assista o vídeo: