Vereadores divergem sobre datas das reuniões na Câmara Municipal de São Gotardo em 2023

Por Aécio Gonçalves 02/03/2023 - 18:09 hs

Na última terça-feira (28/02/2023) foi realizada a 2ª Reunião Ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de São Gotardo. Durante a sessão foi  votado o Projeto de Resolução 01 de 02 de Fevereiro de 2023 que "Fixa o calendário das reuniões ordinárias da sessão legislativa do ano de 2023 e dá outras providências". O Regimento Interno prevê que a Câmara Municipal de São Gotardo realizará duas reuniões ordinárias por mês previamente fixadas em reunião ordinária e reunião extraordinária.

Os vereadores (função muito importante) que ganham por mês valores que ultrapassam R$ 8.000,00 (oito mil reais) cada, dedicaram boa parte da reunião discutindo o referido projeto. O vereador Tchesco do Moto-táxi sugeriu ao Presidente da Câmara Anivaldo Barbosa que as reuniões fossem fixadas nas segundas-feiras, quintas-feiras ou sextas-feiras e adiantou que provavelmente iria faltar de algumas reuniões durante o ano, caso as mesmas sejam realizadas apenas nas datas previstas no calendário (terças-feiras) .

Tchesco citou que de acordo com o Regimento Interno, o vereador ausente poderá ser penalizado nos valores pagos e disse não estar de acordo com as datas definidas, sugerindo a alteração de dias das reuniões como forma de evitar futuros problemas. Ele relatou ter alguns compromissos durante o ano sendo inviável participar de todas. O vereador, que votou contra o projeto, pediu que tudo fosse registrado em ata para não ter a "surpresa" de ter seu salário descontado.

O vereador Anivaldo Barbosa respondeu que nem todas as datas poderão ser remarcadas, mas o calendário não estaria "engessado" sendo possível algumas alterações. O projeto acabou sendo aprovado por 11 votos. Chama a atenção logo no inicio do ano, debates entre os vereadores que pouco interessam a população. Em 2022, alguns desentendimentos entre os parlamentares, como por exemplo a eleição da atual mesa diretora, ocuparam bastante tempo das poucas reuniões mensais. 

Na atual situação econômica do Brasil, o que aconteceria se um trabalhador faltasse diversas vezes do seu emprego ? Qual seria a reação do patrão ? O Patrão que nesse caso é o povo, deveria também acompanhar de perto o compromisso e eficiência de cada vereador ao longo do ano, participando de forma mais ativa das reuniões. Trabalho demanda tempo, quando ele é gasto com ações e discussões que realmente interessam ao povo fica mais justificável.

Seguiremos acompanhando as reuniões e que a população de São Gotardo também participe acompanhando o que é discutido, votado e julgando o trabalho de cada parlamentar, afinal, 2024 tem eleições. Confira o vídeo da reunião abaixo, sendo que a discussão do projeto de Resolução 01 de 02 de Fevereiro de 2023 começa aos 23 minutos da reunião e calendário das reuniões.