Dia Mundial da Capoeira: Conheça o Grupo Arte Mineira de São Gotardo

Por Aécio Gonçalves 05/07/2022 - 10:23 hs

Hoje 05 de julho, é comemorado o dia mundial da Capoeira. A Capoeira é reconhecida mundialmente como instrumento educacional de arte e esporte. Até 1940 no Brasil, a prática era considerada crime, porém, desde 2014 é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Nosso site conversou com o Mestre Moreno do Grupo de Capoeira Arte Mineira de São Gotardo. De acordo com as informações recebidas, o grupo chegou em nosso município em 1994 através do Mestre Robson. Anteriormente o grupo passou pelo Estilo Sabiá do Mestre Valdir de Ubá/MG e Grupo Ave Branca do Mestre Kall de Brasília/DF, fundando no ano de 2002 o Grupo Arte Mineira através do Mestre Robson, Mestre Correa, Mestre Tutti e Mestre Moreno.

O belíssimo trabalho conta com Capoeira para todas as idades, aulas de resistência física, defesa, circuito, ataque, maculelê, capoeira contemporânea e aula de musicalidade. Mestre Moreno ressaltou que o objetivo é levar cultura, esporte, socialização e cidadania para todos que desejam aprender os fundamentos.

A academia do Grupo Arte Mineira fica situada na rua dos Pequis 256 em São Gotardo. As aulas gratuitas acontecem toda terça e quinta-feira das 19:00 às 20:30 e aos sábados das 09:30 `as 11:30. Nosso site parabeniza o grupo de Capoeira Arte Mineira por manter viva essa importante cultura em nossa cidade.