Vacinação em Minas: doses devem chegar a todos os municípios até esta quarta-feira

Por Aécio Gonçalves 19/01/2021 - 08:16 hs

Começou às 5h30 desta terça-feira (19), a distribuição das doses da vacina contra a covid-19 em Minas Gerais. Ao todo, as vacinas vão chegar a 28 regiões de saúde, sendo 853 municípios do Estado.


De acordo com a Defesa Civil Estadual, a distribuição vai acontecer por 14 rotas aéreas e 13 rotas terrestres. A expectativa, segundo o secretário estadual de saúde, Carlos Eduardo Amaral, é de que até esta quarta (20), todas as cidades mineiras recebam as vacinas. 


"As vacinas inicialmente vão chegar nas cidades que são polo de Superintendências e Gerências do Estado e, em seguida, elas serão distribuídas para as demais cidades. Então, a distribuição passará pela prefeitura para buscar as doses na Superintendência, que é o mecanismo padrão do Programa Nacional de Imunização. Se as cidades polo já tiverem uma estrutura preparada e condições para iniciar as vacinações, isso será permitido", disse. 


Chegada da vacina 


As doses chegaram nesta segunda-feira (18) no Aeroporto Internacional Confins, em um voo da Azul, com o mesmo avião que traria as vacinas da Oxford da Índia.


A primeira pessoa a ser vacinada foi Maria do Bonsucesso, que é técnica de enfermagem há 10 anos no Hospital Eduardo de Menezes. O governador Romeu Zema fez um pronunciamento e pediu aos mineiros que fiquem tranquilos, porque todos serão vacinados.


"Eu lembro que a chegada da vacina não é a solução definitiva e imediata. Ela só virá com o tempo, à medida que a população for vacinada. Todos os cuidados continuam sendo necessários. Vai ser um processo longo, porque o setor que produz a vacina, tanto no Brasil quanto fora, levam alguns meses para fornecer as quantidades suficientes. A nossa luta contra o vírus continua", alertou.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: https://www.itatiaia.com.br/noticia/vacinacao-em-minas-doses-deve-chegar-a-todos-os-municipios-ate-esta-quarta-feira