Operação da PF combate quadrilha de explosão a caixas eletrônicos em MG

Por Aécio Gonçalves 23/03/2017 - 08:12 hs

 A Polícia Federal (PF) em Uberaba desencadeou, nesta quarta-feira (22), a Operação “Caixa Quente”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa de explosão a caixas eletrônicos das agências da Caixa Econômica Federal (CEF) em Uberaba, Sacramento e Campos Altos. A suspeita é que o grupo também esteja envolvido nos incêndios recentes a caixas eletrônicos em Uberaba.

Segundo o delegado chefe da Polícia Federal, Marcelo Xavier, são dez mandados judiciais, sendo seis de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva. Três suspeitos foram detidos – dois deles, de 23 e 22 anos, já estavam presos na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira; o terceiro, de 28 anos, foi encontrado nesta quarta-feira na casa dele, no Bairro Olinda. O quarto suspeito da quadrilha já foi identificado, mas ainda está foragido.

“Identificamos estes criminosos a partir da explosão da Caixa Econômica Federal em Campos Altos, no início de dezembro de 2016. A partir daí, fizemos diligências que resultaram na identificação de todos os membros da quadrilha. Eles também participaram nas tentativas de furtos de agências da Caixa em Sacramento e Uberaba. Além disso, eles são suspeitos de terem participado de incêndios que ocorreram nas agências da Caixa das avenidas Guilherme Ferreira e Prudente de Morais”, contou o delegado responsável pela operação, André Gerbrim Vieira.

Ainda segundo Vieira, os presos negam a participação nos crimes. A suspeita da Polícia Federal é que o motivo de incendiarem caixas partiu de uma ordem de uma organização criminosa que age dentro e fora dos presídios. “Suspeitamos que eles sejam companheiros da organização, são pessoas que não integram diretamente, mas colaboram”, acrescentou o delegado.

Além da coleta de digitais dos suspeitos, foram apreendidos alguns aparelhos celulares e roupas nas casas deles. O objetivo é fazer uma comparação das vestimentas que aparecem nas imagens que foram capturadas durante as ações criminosas.