Laboratórios da UFV em Rio Paranaíba e Viçosa são habilitados pela Funed para realizar testes do coronavírus

Por Aécio Gonçalves 03/04/2020 - 11:14 hs

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) autorizou que a Universidade Federal de Viçosa (UFV) comece a realizar teste para detecção do novo coronavírus. A informação foi divulgada desta quinta-feira (2) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

De acordo com a Funed, seis laboratórios, sendo cinco no campus de Viçosa, na Zona da Mata, e outro em Rio Paranaíba, no Alto Paranaíba, estão entre os 19 credenciados pelo Estado. Os locais aguardam a chegada dos insumos para iniciar a realização dos testes.

Conforme a UFV, a expectativa é de que sejam feitos em torno de 200 testes por dia, liberando os resultados em até 48 horas. O exame autorizado é o RT-PCR em tempo real, no qual é coletada uma amostra de secreção nasal e da garganta do paciente.

Equipe

A UFV vai realizar as análises das amostras de pacientes com suspeita de coronavírus nos seguintes locais:

Laboratório de Vírus, sob coordenação da professora Poliane Alfenas Zerbini (DMB);

Laboratório de Ecologia e Evolução de Vírus, coordenado pelo professor Francisco Murilo Zerbini (DFP);

Laboratório de Imunobiológicos e Virologia Animal, coordenado pelo professor Abelardo Silva Júnior (DVT);

Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva, no campus de Rio Paranaíba, coordenado pelos professores Rubens Pasa, Karine Kavalco e Pedro Ivo Good God.

Os pesquisadores esclarecem que a realização dos testes não implica em risco para a UFV uma vez que as coletas de materiais para exames são realizadas por médicos e outros profissionais de saúde nas unidades de atendimento.

"Após a coleta, antes de ser transportada para o laboratório, a amostra a ser analisada recebe uma solução que destrói o envelope de lipídeo, inativando o vírus”, explicou o professor Murilo Zerbini.

Além dos testes para determinar se pacientes estão infectados, os laboratórios também têm estrutura para realizar o sequenciamento do genoma do coronavírus. "Este trabalho ajuda a elucidar questões relacionadas a dispersão e a evolução desse vírus que podem embasar decisões relacionadas a medidas de contenção da epidemia", informou a professora Poliane Zerbini.

Fonte e foto: G1 Triângulo Mineiro Link da reportagem: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/04/02/laboratorios-da-ufv-em-vicosa-e-rio-paranaiba-sao-habilitados-pela-funed-para-realizar-testes-do-coronavirus.ghtml