Minas Gerais adota Licenciamento de Veículos no formato Digital

Por Aécio Gonçalves 11/12/2019 - 20:07 hs

A Polícia Civil de Minas Gerais, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), realizou nesta quarta-feira (11), o lançamento no estado da versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). 

O CRLV Digital está disponível juntamente à Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH) no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT),  que reúne os dois documentos obrigatórios para a condução de veículos automotores.

Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Para acessar o documento digital, o proprietário tem que ter quitado o licenciamento do veículo de 2019, expedido pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). 

O acesso ao CRLV Digital é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo. Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

“Minas Gerais conta com uma frota circulante de aproximadamente 12 milhões de veículos, a segunda maior do país. Essa inovação trará comodidade aos usuários e proprietários de veículos, além de oferecer segurança para os serviços utilizados, uma vez que não será necessário a exigência de circular com um documento autenticado, e tudo isso, de forma gratuita”, destaca o Diretor do Detran-MG, Delegado- Geral Kleyverson Rezende . 

Compartilhamento

O CRLV Digital pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo. Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo. 

Segurança

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria. 

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran-MG.

Perguntas e Respostas sobre o CRLV digital

O que é o CRLV Digital?

É a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo que, junto à CNH Digital, compõe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O CRLV é o documento de porte obrigatório, expedido pelos Detrans Estaduais, que concede o direito de tráfego e legaliza sua circulação.

O que é a Carteira Digital de Trânsito (CDT)?

É uma evolução do APP CNH Digital, que traz também a versão eletrônica do CRLV em um mesmo aplicativo. A Carteira Digital de Trânsito proporciona maior praticidade e segurança ao motorista, reunindo todos os documentos de porte obrigatório no trânsito.

Para ter a CDT é preciso ter a CNH Digital?

Não. Você pode ter a CDT apenas com o CRLV Digital, desde que já tenha pago o licenciamento do veículo. Da mesma forma, é possível ter a CDT somente com a CNH Digital, desde que possua a carteira de motorista em papel com o QR Code.

Para ter o CRLV Digital é preciso ter a CDT?

Sim. Não existe CRLV digital fora do ambiente da CDT.

A exemplo da CNH Digital, existe alguma restrição para obter o CRLV Digital?

Diferentemente da CNH Digital, a versão física do CRLV não possui QR Code, ou seja, não há esse tipo de restrição para a emissão do documento do veículo digital. Entretanto, a disponibilização do CRLV Digital está condicionada aos proprietários dos veículos licenciados a partir de 2018. 

Quem tem vários veículos vai ter mais de um CRLV Digital?

Sim. O aplicativo Carteira Digital de Trânsito permite adicionar mais de um CRLV Digital. Para tanto, é preciso informar, de cada veículo, o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

A emissão do CRLV Digital terá algum custo adicional?

Não tem custo para o proprietário do veículo. 

Será possível exportar o CRLV Digital?

Assim como a CNH Digital, existe a funcionalidade de exportação do CRLV Digital em formato PDF, com assinatura digital. Esse documento em PDF pode substituir a necessidade de uma cópia autenticada do documento original.

E o compartilhamento do CRLV Digital já é possível?

Sim. Desde 2018, já é possível realizar o compartilhamento do documento para terceiros que também utilizam o veículo. Entretanto, a pessoa para quem se pretende compartilhar o documento deve já ter instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O CRLV Digital compartilhado não poderá ser exportado pelo terceiro que recebeu o documento.

Apenas o proprietário do veículo poderá solicitar o CRLV Digital?

Sim. O CRLV Digital estará vinculado ao celular informado no cadastro de usuário e, para ser adicionado, exige a confirmação de dados que só o proprietário do veículo possui, sendo possível o compartilhamento do veículo para até cinco pessoas.

Como é verificada a autenticidade do CRLV Digital?

Da mesma forma que a CNH, a autenticidade do CRLV pode ser verificada por meio da leitura do QR Code que consta no documento digital. Após adicionar o CRLV na Carteira Digital de Trânsito, o QR Code criptografado é gerado automaticamente e pode ser validado por meio do aplicativo VIO, desenvolvido também pelo Serpro e disponibilizado gratuitamente para download no Google Play e App Store.

É necessário acesso à internet para abrir o CRLV Digital?

Não. O acesso à internet só é necessário no primeiro momento para adicionar o CRLV Digital na Carteira Digital de Trânsito. Depois, o documento do veículo digital fica armazenado e criptografado no dispositivo e sua visualização pode ser realizada offline.

Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais