Gravidez requer cuidado ainda maior com determinados alimentos e medicamentos

Por Aécio Gonçalves 11/10/2019 - 13:53 hs

É bastante comum as grávidas ficarem na dúvida sobre quais alimentos e medicamentos podem ser ingeridos durante a gestação. Nesta fase, qualquer comida ou remédio que possa parecer inofensivo, às vezes, pode colocar em risco tanto a vida da gestante quanto a do bebê. E mesmo os medicamentos fitoterápicos (feitos à base de ervas), os homeopáticos e florais podem causar efeitos diversos. Diante disso, é fundamental que a mulher redobre a atenção e, antes de qualquer coisa, consulte um médico.

Segundo pesquisa divulgada pela Agência Senado, 3% das malformações congênitas são provocadas por medicamentos. O ibuprofeno, um dos anti-inflamatórios mais populares, o captopril, que controla a hipertensão, além de antibióticos, anticoagulantes e até a aspirina são alguns exemplos de medicamentos que não devem ser usados durante a gravidez. Como alternativa à aspirina, os médicos aconselham o paracetamol.

No caso de mulheres que fazem algum tratamento ou utilizam remédios de uso contínuo, como para hipertensão, por exemplo, e descobrem a gravidez, a médica obstetra do Neocenter Maternidade, Vanessa Fenelon, aconselha que elas conversem imediatamente com um profissional que pode indicar outras saídas para o tratamento. “É importante que as pacientes que são hipertensas procurem um médico assim que ficarem grávidas para avaliar qual o anti-hipertensivo mais adequado”, diz a obstetra.

De acordo com a classe médica, o período mais crítico da gestação são os três primeiros meses. É durante este primeiro trimestre que o embrião passa pelo período de formação, onde há maior risco de malformação devido o maior índice de divisões celulares.

A alimentação da gestante também deve ter uma atenção especial. Diversos alimentos devem ser evitados, como o leite não pasteurizado, barras de cereais e de proteínas, refrigerantes, adoçantes e os industrializados. “Os alimentos industrializados têm alto teor de substâncias que podem causar malformações fetais”, afirma a doutora Vanessa Fenelon.

Na lista de comidas vetadas para as gestantes, a médica acrescenta os peixes e outras carnes cruas. “A gestante deve ter uma alimentação equilibrada. Pacientes que são susceptíveis a toxoplasmose não devem fazer uso de carnes cruas ou mal passadas”, diz Fenelon.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/gravidez-requer-cuidado-ainda-maior-com-deter