Campos Altos e Nova Ponte inauguram Cejuscs

Por Aécio Gonçalves 04/10/2019 - 10:44 hs

Foram inaugurados nesta última quinta-feira (03/10), os novos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) das comarcas de Nova Ponte e Campos Altos, no Triângulo Mineiro. Com isso, as comunidades locais passam a dispor de espaços para tentar resolver conflitos com mais agilidade e diálogo.

As solenidades contaram com a presença do juiz auxiliar da 3ª vice-presidência, José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, além de autoridades locais.

Segundo o juiz, a conciliação confere praticidade, economia e eficiência na resposta a impasses diversos, como acidentes de trânsito, problemas com vizinhos, questões de direito do consumidor e de família.

De acordo com o magistrado, conversar amigavelmente para achar uma solução pacífica é uma tradição mineira. Ele lembrou que o TJMG é o tribunal que mais concilia no Brasil.

Campos Altos

O juiz Renan Bueno Ribeiro, de Campos Altos, destacou que é muito importante a otimização das ferramentas do Judiciário para que as equipes possam atender a demanda dos tempos atuais.

Para o magistrado, a partir desta quinta-feira, as sociedades de Campos Altos e de Santa Rosa da Serra passam a dispor de meios que abrem novas portas na busca da pacificação social e do tratamento adequado dos conflitos sociais.

“No estágio atual de litigiosidade em massa, torna-se imprescindível otimizar as ferramentas existentes de modo a torná-las adequadas e eficazes ao fim a que se destina o Poder Judiciário”, concluiu.

Nova Ponte

Responsável pela comarca de Nova Ponte, onde é diretor do foro, e também encarregado da coordenação do Cejusc local, o juiz Luiz Antônio Messias enfatiza que a novidade vai proporcionar uma opção a mais de acesso ao Judiciário, rápida e prática para a comunidade, facilitando a resolução de problemas do dia a dia sem burocracia.

"Confio que a instalação do Cejusc nesta comarca de Nova Ponte refletirá nos jurisdicionados uma cultura conciliadora, na medida em que coloca à disposição dos cidadãos solução alternativa ágil e simples, pacificando os conflitos da sociedade, com reflexo na diminuição do ajuizamento de ações", resume.

Cejuscs

Os Cejuscs são responsáveis pela solução dos conflitos de forma dialogada, em uma ação judicial já existente (processual) ou mesmo antes que se inicie um processo (pré-processual).

É um método eficaz para a pacificação, pois os envolvidos podem chegar a um acordo sem custos e de forma mais rápida. Os centros oferecem amplo acesso à Justiça, sem custo, sem demora ou grandes formalidades.

Serviço

Cejusc de Nova Ponte
Fórum da Comarca
Avenida Governador Valladares, 2.045 - Bairro São João

Cejusc Campos Altos
Fórum da Comarca
Rua Doutor Getúlio Portela, 65 - Bairro Centro

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom/TJMG