Doença causada por pombos volta a alertar população e autoridades de saúde

Por Aécio Gonçalves 17/08/2019 - 08:43 hs

Após mortes serem confirmadas no litoral de São Paulo e em Aracaju, autoridades de saúde acendem o alerta em relação aos perigos de doenças causadas pelo pombo. Nesta época do ano, a superpopulação de pombos pode ajudar na propagação de doenças pulmonares, gastrointestinais e dermatites. 

Pode haver também a transmissão da criptococose, conhecida como doença do pombo. Os fungos que se desenvolvem nas fezes do pássaro podem ser inalados e se instalam nos pulmões, podendo migrar para o sistema nervoso central e causar a meningite, doença grave que pode levar à morte.  

“As pessoas que correm o maior risco de desenvolver a meningite por meio da criptococose são as pessoas que estão com a imunidade comprometida. AIDS não tratada e não controlada, tratamento de câncer com uso de quimioterápicos e uso de corticoides para tratar artrite ou reumatoides comprometem a capacidade de defesa do organismo e aumentam as chances de infecções causadas por fungos”, alerta o infectologista Carlos Starling. 

O médico destaca que as pessoas que têm a imunidade comprometida devem evitar locais habitados por pombos e o próprio contato com os pássaros. Além disso, é importante que as pessoas estejam em dia com as vacinas. “No caso das meningites, é importante lembrar que temos as vacinas disponíveis nos postos de saúde”, detalha. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, nos últimos 20 anos, foram reportados quase 1 milhão de casos com suspeita de meningite e 100 mil pessoas morreram.  No Brasil, cerca de 2,5 mil pessoas são atingidas pela meningite por ano. Os dados são do Ministério da Saúde.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/doenca-causada-por-pombos-volta-a-alertar-pop