Presidente do TJMG instala 2ª vara judicial em São Gotardo

Por Aécio Gonçalves 14/06/2019 - 15:52 hs

O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, instalou ontem, 13 de junho, a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude de São Gotardo (região do Alto Paranaíba), em concorrida solenidade no fórum local.

O magistrado expressou sua felicidade ao ver a comarca elevada à condição de segunda entrância, por ter vivido grande parte da vida na região. "Foi uma promoção merecida", destacou, lembrando a importância econômica e produtiva da cidade, em especial na área agrícola, bem como a elevada movimentação processual na comarca.

Durante a solenidade, compuseram a mesa de honra o presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais; o diretor do foro de São Gotardo, Roberto Troster Rodrigues; o desembargador Pedro Bernardes de Oliveira; o prefeito de São Gotardo, Seiji Eduardo Sekita; o presidente da Câmara Municipal, Gilberto de Oliveira Cândido; a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariângela Meyer; o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; e o desembargador Almeida Melo.

Estiveram também presentes os desembargadores Alberto Diniz, presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), o desembargador Amauri Pinto Ferreira, que apresentou o projeto das novas instalações da vara, o juiz auxiliar da presidência do TJMG, Jair Francisco dos Santos e a juíza auxiliar da presidência do TRE, Roberta Rocha Fonseca.

O juiz diretor do foro de São Gotardo, Roberto Troster Rodrigues, comentou que a instalação de uma nova vara judicial é uma demanda antiga da comarca, diante da crescente procura pelo Poder Judiciário local. A média mensal gira em torno de 300 processos.

Com a chegada de um novo juiz e mais servidores, a expectativa, segundo o magistrado, é que seja possível atender de forma adequada e qualificada as demandas apresentadas pelos cidadãos de São Gotardo e região.

Com a instalação da nova vara, de acordo com a Resolução 885/2019, a atual Vara Única passa a ter a denominação e a competência de 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais. Os processos e ações cíveis e criminais começam a ser distribuídos igualmente entre esta unidade jurisdicional e a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, resguardadas as competências de cada uma.

Cidadania honorária

O presidente Nelson Missias de Morais e o desembargador Almeida Melo (aposentado) receberam o título de Cidadão Honorário de São Gotardo. Eles foram indicados pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Gilberto de Oliveira Cândido.

Nelson Missias de Morais relembrou a trajetória do desembargador Almeida Melo na magistratura mineira e na advocacia, tendo ocupado o cargo de presidente do TJMG e do Tribunal Regional Eleitoral. 

“Somos os dois agora conterrâneos também do nosso amigo comum, desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, filho querido desta São Gotardo, aliás, o primeiro sangotardense a integrar o TJMG. É ao permanente empenho do desembargador Pedro Bernardes que devemos creditar não apenas a criação desta nova vara na cidade, mas toda a evolução que a comarca experimentou, desde sua criação”, ressaltou.

A esposa do desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, Regina Izabel Bengtsson Bernardes, recebeu a Medalha Dona Dora, outorgada pela Câmara Municipal de São Gotardo.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG Link da Reportagem: http://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/presidente-do-tjmg-instala-2-vara-judicial-em-sao-gotardo-1.htm#.XQPsyixKjcs