Junho vermelho chama atenção da população para importância de doar sangue

Por Aécio Gonçalves 14/06/2019 - 12:47 hs

O mês de junho se “veste” de vermelho com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Por causa do frio desta época do ano é comum intensificar as campanhas para captar doadores de sangue e minimizar a queda de 20% a 30% nas doações provocadas por doenças respiratórias.

“As pessoas que tiverem resfriado devem aguardar sete dias para fazer a doação de sangue. Já as pessoas que tiverem alguma doença respiratória que necessite do antibiótico para tratar devem esperar cerca de 15 dias”, explica a assessora da gerência de captação de doadores da Fundação Hemominas, Viviane Guerra.

Uma pesquisa feita em 2017 pelo 'Eu Dou Sangue' em parceria com o Instituto Datafolha, aponta que cerca de 92% dos brasileiros disseram não ter doado sangue entre junho de 2016 e junho de 2017.  Segundo os dados do levantamento, o recesso, o clima mais frio, feriados e dias chuvosos contribuem para a baixa no estoque dos hemocentros.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que para atender a demanda de sangue no mundo são necessários que de 3% a 5% da população doem sangue regularmente. No Brasil, apenas 1,8% da população faz doações; em Minas o percentual cai para 2%, índice ainda abaixo do recomendado pela OMS. No estado, a Fundação Hemominas é responsável por 95% da demanda hemoterápica (transfusão de sangue e outros procedimentos que necessitam do sangue ou de algum componente). 

Para doar sangue, o agendamento pode ser feito pelo site da Fundação Hemominas, pelo telefone 155 ou pelo MG APP, aplicativo de celular do governo de Minas. 

Requisitos para doar sangue:

- Ter e estar com boa saúde; 
- Idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou ter autorização por escrito;
- Homens podem fazer doações com intervalos de 60 dias, ou seja, quatro vezes por ano;
- Mulheres podem fazer doações com intervalos de 90 dias, ou seja, três vezes por ano;

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/junho-vermelho-chama-atencao-da-populacao-par