Invasão a celulares alerta importância de se prevenir para não ter informações vazadas

Por Aécio Gonçalves 13/06/2019 - 14:08 hs

O celular deixou de ser, há muito tempo, apenas um aparelho para fazer ligações. Atualmente, ele guarda quase toda a vida pessoal e profissional de cada um, além de comandar operações financeiras. Uma facilidade para uma vida moderna cada vez mais corrida, mas também um risco para quem não toma os devidos cuidados. Ouça a repórtagem completa com Alessandra Mendes

O tema de invasão de celulares veio à tona, após um suposto hacker obter acesso a conversas de personagens à frente da Lava Jato, entre eles o ministro da Justiça, Sérgio Moro, que à época era juiz federal de primeira instância, e o procurador da República Deltan Dallagnon, que coordenou a força-tarefa da operação. O conteúdo foi publicado no The Intercept Brasil e abriu margem para possíveis desvios éticos na considerada maior operação anticorrupção nacional. 

Longe dos holofotes da mídia, pessoas comuns também devem ficar atentas para evitar invasões e muita dor de cabeça, que pode ir de vazamento de mensagens privadas até movimentações financeiras, como explica o analista de segurança Eduardo Berto.

“Nunca é recomendado você salvar uma senha, principalmente no seu celular. Quando você salva essa senha ela fica armazenada em um cache, em algum lugar. Com isso, ocorre o risco de alguma outra pessoa ou software fazer a captura dessa senha, principalmente em casos de roubo perda do celular. Nunca é interessante manter senhas de banco salvas”, destaca. 

Ligação do próprio telefone

No caso de Sérgio Moro, o ministro recebeu uma ligação do próprio número de telefone e atendeu. De acordo com Eduardo Berto, nessas situações, o ideal é descartar o contato e não interagir de nenhuma forma com o emissor. 

Outra forma utilizada pelos criminosos é solicitar a utilização da conta de usuário de aplicativos de mensagem instantânea, como WhatsaApp e Telegram, em um celular. Quando isso é feito, um código é enviado para o número cadastrado no perfil da vítima. 

“Muitas vezes você recebe um código sem ter pedido. O atacante vai te ligar ou mandar uma mensagem pedindo essa senha. Caso ela seja passada, você terá automaticamente seu aplicativo clonado e ele vai ter acesso ao seu backup de conversas e à lista de contatos. Então, nunca passe para ninguém códigos que você receba por mensagem e também não interaja com seu próprio número”, completa. 

Prevenção

De acordo com o especialista, a principal medida de prevenção é manter o aparelho sempre atualizado e buscar aplicativos de bases oficiais. Outra medida necessária é verificar as permissões concedidas aos aplicativos e avaliar se elas realmente são precisas. As permissões estão disponíveis nas configurações das plataformas. 

“Muitos aplicativos que baixamos pedem para fazer o uso de informações como lista de contatos, fotos entre outros. Às vezes esses aplicativos não necessitam desse recurso, então é interessante verificar e conceder apenas as permissões necessárias”. 

A utilização de antivírus também é aconselhada, com o objetivo de verificar possíveis problemas que estejam no aparelho.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/invasao-a-celulares-alerta-importancia-de-se