São Gotardo confirma o primeiro caso de morte por dengue em 2019, em Minas Gerais 49 mortes foram registradas

Por Aécio Gonçalves 21/05/2019 - 22:47 hs

Foi divulgado nesta terça-feira (21) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o documento semanal do Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos Casos de Dengue, que confirmou mais uma morte pela doença em Uberlândia. Nele, também consta a confirmação da primeira morte por dengue em São Gotardo.

Segundo informações apuradas pelo guardadosferreiros.com, em São Gotardo, o caso suspeito era de uma mulher de 27 anos, moradora do bairro Saturnino Pereira. A vítima faleceu no dia (12/04), no Hospital Regional em Patos de Minas, onde estava internada. O sepultamento ocorreu na cidade de Riachão das Neves/BA.

Até o momento, Minas Gerais registrou 49 mortes por dengue. Os óbitos foram confirmados nos municípios de Arcos (1), Belo Horizonte (6), Betim (10), Contagem (2), Curvelo (1), Frutal (1), Ibirité (1), João Monlevade (1), João Pinheiro (4), Lagoa da Prata (1), Martinho Campos (1), Paracatu (1), Passos (1), Patos de Minas (1), Rio Paranaíba (1), São Gonçalo do Pará (1), São Gotardo (1), Uberaba (1), Uberlândia (9), Unaí (2), Vazante (2). Ao todo, ainda existem 97 óbitos em investigação para dengue.

A SES-MG informou ainda que nesta semana, eventualmente, divulgou somente a atualização dos casos relacionados à dengue. Portanto, ficaram de fora da lista os casos de zika e chikungunya.

Aumento de casos

Os casos prováveis de dengue continuam aumentando em várias cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Em todo o estado, até esta segunda-feira (20), foram registrados 289.500 casos prováveis da doença (casos confirmados + suspeitos).

Incidência Muito Alta

Segundo os dados do Boletim Epidemiológico, 59 municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas estão com incidência muito alta de dengue. São dois a mais do que na semana anterior.

Uberlândia, com 17.853 casos prováveis da doença, segue como o município com maior incidência na região. O aumento foi de quase 12% em relação ao boletim do dia 13 de maio, quando a cidade estava com 15.971 casos.

Em seguida, aparece Uberaba, com 5.113 casos prováveis de dengue, o que representa um aumento de mais de 12% em comparação à semana passada, quando o município estava com 4.561 casos.

Fonte: G1 Triângulo Mineiro/ Com informações do Centro de Vigilância em Saúde