Capitão Sá fala sobre a segurança proporcionada pela Polícia Militar durante a 152ª Festa de Exaltação a Santa Cruz e VII Festa do Carro de Boi em Guarda dos Ferreiros

Por Aécio Gonçalves 19/05/2019 - 20:49 hs

A 152ª Festa de Exaltação a Santa Cruz e VII Festa do Carro de Boi em Guarda dos Ferreiros já deixou muita saudade no coração de quem participou e ficou marcada pela segurança ao longo dos doze dias em que foi realizada. A Polícia Militar proporcionou um clima de paz e acompanhou toda a movimentação do evento religioso que contou com grande público neste ano.

Em conversa com a equipe de reportagem do guardadosferreiros.com, o comandante da 216ª Cia da Polícia Militar, Capitão Pedro Henrique Alves Sá explicou que foi realizado um amplo planejamento para evitar problemas ao longo da festividade, com reforço de Patos de Minas, viaturas postadas em via pública e no pátio do santuário, entre outras ações que colaboraram para que nenhum crime violento fosse registrado.

"A atuação da Polícia Militar foi muito eficiente, fruto de um trabalho preventivo. Foram realizadas reuniões com o Padre Clério de Lisboa organizador do evento que foi orientado a contratar uma empresa de segurança particular, obter o alvará junto ao Corpo de Bombeiros organizando um projeto de segurança contra incêndios e outras ações para garantir de fato a segurança de quem participou do evento", destacou o Capitão Sá.

Na parte externa do santuário foi realizado o trabalho preventivo para coibir crimes contra o patrimônio, o que gerou mais segurança para os fiéis e comerciantes. A PM também esteve preparada para evitar o registro de homicídios, o que poderia assustar a população e prejudicar a sensação de segurança.

" Neste ano já foram registrados quatro homicídios em Guarda dos Ferreiros mas todos os autores foram presos. Foram cinco pessoas envolvidas, sendo três presas em flagrante delito e duas em virtude de mandado de prisão. A maioria dos crimes foram cometidos no calor da emoção, uma briga de momento, com uma motivação que poderia ser evitada, mas que infelizmente aconteceram. Fica a orientação para que as pessoas evitem certos tipos de problemas, discussões banais, pois o resultado não é bom pra ninguém. A Polícia Militar segue trabalhando para tentar evitar mais homicídios, porém, se acontecerem vamos atuar de maneira firme para prender o responsável e o entregar à Justiça para o cumprimento da pena que é muito alta", completou o Capitão.

Confira abaixo o áudio da entrevista com o Capitão Sá.