Operação “Madeira Legal” apreende oito caminhões carregados no Triângulo e Alto Paranaíba

Por Aécio Gonçalves 12/05/2019 - 05:24 hs

Oito caminhões carregados madeiras ilegais foram apreendidos no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A fiscalização nas madeireiras foi realizada por meio da Operação “Madeira Legal”, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), durante a semana em várias cidades do estado.

Na região, a fiscalização ocorreu nas cidades de Uberlândia, Araguari, Santa Juliana, Abadia dos Dourados, Patos de Minas e Carmo do Paranaíba.

Os resultados da ação foram divulgados pelo Ibama neste sábado (11). Foram fiscalizadas 33 madeireiras em todo o estado de Minas Gerais, das quais 30 foram multadas. Segundo o Ibama, elas teriam comercializado mais de 250 caminhões carregados com madeiras ilegal. As autuações chegaram a R$ 237 mil.

De acordo com o gerente regional do Ibama, Rodrigo Herles, os agentes constataram que os proprietários das madeireiras alteravam as notas fiscais e também os sistemas do governo que controlam a comercialização de madeira extraída da Floresta Amazônica.

“Essa madeira é produto do desmatamento e era comercializada por meio de operações fraudulentas. Todos podem colaborar. Basta estar atento aos produtos comercializados com preços muito abaixo do mercado e exigir que as madeireiras tenham a licença ambiental”, explicou o gerente.

As madeiras foram apreendidas e devem ser doadas.

Fonte e foto: G1 Triângulo Mineiro Link da reportagem: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2019/05/11/operacao-madeira-legal-apreende-oito-caminhoes-carregados-no-triangulo-e-alto-paranaiba.ghtml