Saúde dos olhos: como evitar doenças que aparecem nesta época do ano

Por Aécio Gonçalves 12/04/2019 - 11:14 hs

Nas estações mais frias do ano, em que as temperaturas tendem a cair e a umidade do ar deixa o ambiente mais seco, os cuidados com a saúde dos olhos devem ser reforçados, por isso o mês de abril é marrom para conscientizar a população da importância da saúde ocular. 

A síndrome do olho seco é um dos problemas mais recorrentes nesta época do ano. Ardência, coceira e visão borrada que melhora ao piscar, desconfortos após assistir à televisão, ler ou usar o computador são sintomas da síndrome causada pelo tempo seco, mas que pode aparecer durante todo o ano.  

“Você pode evitar a síndrome do olho seco evitando ficar no ar condicionado, por exemplo, isso porque a lágrima - lubrificante protetor das córneas - diminui, gerando este problema”, destaca o diretor da Sociedade Mineira de Oftalmologia, Luiz Carlos Molinari.

Para as pessoas que não conseguem evitar ambientes com ar condicionado, o especialista dá uma dica. “As pessoas que ficam muito tempo expostas ao efeito do ar condicionado, como por exemplo, no ambiente de trabalho, devem ter sempre o lubrificante ao alcance para pingar nos olhos. Outra dica importante é piscar mais vezes” explica. 

De acordo com o especialista, as pessoas que trabalham muitas horas em frente à tela do computador devem redobrar os cuidados com a saúde dos olhos. 

“A lágrima, responsável pela lubrificação dos olhos, evapora mais rápido e a luz azul do computador é prejudicial à visão. Para minimizar esses impactos é importante que, a cada 15 minutos, quem trabalha com computador, pare e feche os olhos por no mínimo 30 segundos”, detalha Molinari. 

Além da síndrome do olho seco, o tempo seco pode favorecer o aparecimento de conjuntivite alérgica, quando o organismo entra em contato com algum tipo de substância, como poeira, que desencadeia a reação; ou a infecciosa causada por vírus, bactérias e fungos. Como as pessoas costumam ficar mais resfriadas quando a temperatura despenca, por causa da baixa da imunidade, a conjuntivite mais comum nesta época do ano é a viral. 

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/saude-dos-olhos-como-evitar-doencas-que-apare