Vacinação e higiene previnem meningite; doença já matou dez pessoas em MG neste ano

Por Aécio Gonçalves 01/04/2019 - 10:58 hs

Minas Gerais já registrou, somente em 2019, dez mortes por meningite e 76 casos confirmados da doença, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde. A meningite é a inflamação de membranas, chamadas meninges, que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Em caso de contaminação por vírus, a transmissão se dá pela saliva ou pelas fezes. Já na transmissão por bactérias, o contágio ocorre de pessoa para pessoa pelo contato com a saliva. 

A meningite bacteriana é mais comum no inverno e, as causadas por vírus, são mais recorrentes no verão, mas é importante destacar que casos da doença aparecem durante todo o ano e, quando diagnosticada no início, o tratamento é eficaz e as chances de cura são elevadas.

Prevenção

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, várias vacinas que protegem contra múltiplos tipos de meningite são disponibilizadas no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), como por exemplo, a BCG, Tríplice Viral, Pentavalente, meningocócica C conjugada e vacinas pneumocócicas conjugadas. Todas essas vacinas podem ser encontradas nos postos de saúde. Já a vacina contra a meningite B, causada pelo meningococo B, só pode ser encontrada na rede particular. 

Segundo a Referência Técnica em Meningites da Secretaria de Saúde, Fernanda Barbosa, a orientação é que todos aqueles grupos etários do calendário básico de vacinação de rotina se vacinem, atualizando sua situação vacinal. “Para crianças menores de 02 anos, a vacina contra a Meningite Meningocócica C e contra o Pneumococo são ofertadas na rotina em três doses. Para adolescentes entre 11 e 14 anos, a vacina contra a Meningite Meningocócica C é ofertada na rotina como reforço em dose única”.

Além de manter o calendário de vacinação em dia, medidas simples podem evitar a doença: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou produtos à base de álcool gel. Evitar compartilhar alimentos, bebidas, pratos, copos e talheres também é uma forma de  prevenção da doença. 

Sintomas

Os sintomas de meningite são febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos. Confusão, sonolência e dificuldade para acordar podem também são sinais importantes. Manchas vermelhas ou roxas, pequenas ou grandes, na pele, são sintomas da forma mais grave da doença, conhecida como meningococemia.

Fonte e foto: Itataiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/vacinacao-e-higiene-previnem-meningite-doenca